Mulheres professoras: o ser e o fazer na inserção profissional

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Mulheres professoras: o ser e o fazer na inserção profissional

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Marconato, Neuza pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T14:30:31Z
dc.date.available 2012-10-19T14:30:31Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192522 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82378
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa caracteriza a inserção profissional da mulher na educação formal, nas escolas públicas, em particular, na Escola de Educação Básica Deputado Nilton Kucker, Itajaí (SC). Foram tomados especificamente os dados em relação a inserção pessoal, social e profissional destes sujeitos ativos no magistério. Descreve-se a multiplicidade de conhecimentos, enfocando a inserção feminina no contexto social, pontuando a participação da mulher na construção do conhecimento, a interferência da mulher professora nos rumos do crescimento social. Na continuidade, aborda-se a efetiva participação da professora no contexto educacional otimizando os ambientes profissionais; as questões inter e intrapessoais, tratam da importância desta profissional conseguir gerenciar uma melhor qualidade de vida. Para tanto, se fez necessário, salientar o ser e o fazer das professoras, objetivando reunir e organizar o conjunto de informações relevantes ao contexto da realização do estudo. As percepções permitiram diagnosticar que as professoras inseridas profissionalmente, em escolas públicas, vivem um momento de transição, ocasionado, em grande parte, pela política atual de reordenamento da Educação Básica. Buscou-se significar a influência e interferência da mulher no contexto sócio-educacional, evidenciando a premência do ser no fazer na trajetória da inserção docente, enfatizando-se assim, a percepção que a professora tem sobre sua qualidade de vida. pt_BR
dc.format.extent [90] f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Mulheres na educação pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Professoras pt_BR
dc.subject.classification Atitudes pt_BR
dc.subject.classification Qualidade de vida no trabalho pt_BR
dc.title Mulheres professoras: o ser e o fazer na inserção profissional pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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