Um olhar ergonômico para projetos de identidade visual

DSpace Repository

A- A A+

Um olhar ergonômico para projetos de identidade visual

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fonseca Filho, José Luiz pt_BR
dc.contributor.author Krusser, Renata pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T14:20:37Z
dc.date.available 2012-10-19T14:20:37Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 190473 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82359
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo discute algumas questões envolvidas na metodologia usada na configuração de projetos de identidade visual, através de um olhar ergonômico. A identidade de uma organização é um processo em permanente desenvolvimento, em que o grupo produz e comunica um discurso sobre si. O planejamento da identidade visual consiste na configuração um sistema de informações que pode envolver diferentes atividades profissionais e incluir projeto de logotipo, símbolo gráfico, aplicativos em papelaria, embalagens, sinalização, design de produtos, web design, arquitetura e todo tipo de comunicação visual. Buscamos aqui compreender se uma interferência na comunicação institucional, através de um projeto de identidade visual, poderia - além de promover uma imagem pública positiva da organização - contribuir para um trabalho mais significativo no interior do grupo. Acreditamos que, mais do que elaborar um discurso arbitrário representando conceitos estabelecidos, e uniformizar a comunicação visual para garantir uma unidade, os elementos gráficos podem participar da constituição dessa personalidade coletiva em permanente desenvolvimento, promovendo relações cada vez mais profundas e significativas entre imagens e imagens em novas significações, entre informações estéticas e dados objetivos, entre os indivíduos no interior do grupo ou destes com seu público. A ergonomia, voltando seu olhar para os processos significativos nas organizações humanas, tem buscado estratégias para atuação nesse complexo sistema e nos fornece subsídios para uma reflexão sobre a atividade projetual do designer e sobre a usabilidade das imagens. Para promover um trabalho mais significativo, mais ergonômico, a comunicação visual deve participar desse movimento gerativo de identidade, contribuindo para um renovado e continuado olhar para o grupo e para os indivíduos singulares na constituição desse grupo. Se por um lado é importante reconhecer e valorizar uma identidade, mais importante ainda é permanentemente instigar a transformação da própria identidade. Essas reflexões ergonômicas sobre a atividade projetual do designer e sobre a usabilidade desses sistemas de informações serviram de base para o projeto de identidade visual do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, que aqui apresentamos como exemplo de um projeto de identidade visual interativo e processual propiciando maior participação coletiva na gestão de suas possibilidades. pt_BR
dc.format.extent 103 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Identidade visual pt_BR
dc.subject.classification Projetos pt_BR
dc.subject.classification Design pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Projetos pt_BR
dc.title Um olhar ergonômico para projetos de identidade visual pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
190473.pdf 2.987Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar