dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Harrysson Luiz da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Soares, Adna Pamplona Dutra |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T14:00:59Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T14:00:59Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
189190 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82324 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O Objetivo central deste trabalho é identificar o "saber de ser" equivocado dos alunos do ensino fundamental (5a a 8a série), relativamente aos objetivos da Educação Ambiental. O presente estudo aborda questões relativas ao meio ambiente em que vivemos, apresentando possibilidades e caminhos para efetivar a Educação Ambiental nas escolas. Na primeira parte do trabalho realizamos a etapa da investigação, que tratará da demarcação do conjunto de ocorrências objetivas que transcendem ao sujeito que investiga. A identificação das variáveis do problema da pesquisa, o desenvolvimento das hipóteses de investigação. A teoria da personalidade de Sartre nossa demarcação teórica, e sua metodologia correspondente. Apresentamos uma visão geral da Educação Ambiental, seu histórico, a situação atual no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais e suas proposições sobre os caminhos a serem tomados para implantação de programas de Educação Ambiental em escolas. A metodologia de pesquisa adotada procurou identificar a compreensão do saber - de - ser dos alunos, relativo às questões da água, nossa demarcação didática, seguida da aplicação de um questionário com questões dirigidas ao nosso objeto de investigação. Os resultados apresentados evidenciaram que o conjunto da realidade objetiva atribuída pelos alunos em relação ao meio natural pode ser superado se na escola houver um trabalho de Educação Ambiental com a adoção de novas atividades que sinalizem o desenvolvimento do conhecimento. |
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dc.format.extent |
165 f.| tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação ambiental |
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dc.title |
A educação ambiental na escola: caracterização do meio natural como instrumento de educação ambiental, no processo de relação entre os alunos da 5ª a 8ª série do ensino fundamental |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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