A educação ambiental na escola: caracterização do meio natural como instrumento de educação ambiental, no processo de relação entre os alunos da 5ª a 8ª série do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

A educação ambiental na escola: caracterização do meio natural como instrumento de educação ambiental, no processo de relação entre os alunos da 5ª a 8ª série do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Harrysson Luiz da pt_BR
dc.contributor.author Soares, Adna Pamplona Dutra pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T14:00:59Z
dc.date.available 2012-10-19T14:00:59Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 189190 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82324
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O Objetivo central deste trabalho é identificar o "saber de ser" equivocado dos alunos do ensino fundamental (5a a 8a série), relativamente aos objetivos da Educação Ambiental. O presente estudo aborda questões relativas ao meio ambiente em que vivemos, apresentando possibilidades e caminhos para efetivar a Educação Ambiental nas escolas. Na primeira parte do trabalho realizamos a etapa da investigação, que tratará da demarcação do conjunto de ocorrências objetivas que transcendem ao sujeito que investiga. A identificação das variáveis do problema da pesquisa, o desenvolvimento das hipóteses de investigação. A teoria da personalidade de Sartre nossa demarcação teórica, e sua metodologia correspondente. Apresentamos uma visão geral da Educação Ambiental, seu histórico, a situação atual no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais e suas proposições sobre os caminhos a serem tomados para implantação de programas de Educação Ambiental em escolas. A metodologia de pesquisa adotada procurou identificar a compreensão do saber - de - ser dos alunos, relativo às questões da água, nossa demarcação didática, seguida da aplicação de um questionário com questões dirigidas ao nosso objeto de investigação. Os resultados apresentados evidenciaram que o conjunto da realidade objetiva atribuída pelos alunos em relação ao meio natural pode ser superado se na escola houver um trabalho de Educação Ambiental com a adoção de novas atividades que sinalizem o desenvolvimento do conhecimento. pt_BR
dc.format.extent 165 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.title A educação ambiental na escola: caracterização do meio natural como instrumento de educação ambiental, no processo de relação entre os alunos da 5ª a 8ª série do ensino fundamental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
189190.pdf 23.85Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar