Fatores determinantes na escolha de provedores de acesso à Internet: estudo de caso na cidade de Maringá

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Fatores determinantes na escolha de provedores de acesso à Internet: estudo de caso na cidade de Maringá

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Camargo, C. Celso de Brasil (Cornelio Celso de Brasil) pt_BR
dc.contributor.author Albuquerque, Ricardo Azenha Loureiro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T13:47:35Z
dc.date.available 2012-10-19T13:47:35Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 226308 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82298
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo traçar o perfil do usuário de Internet da cidade de Maringá, bem como identificar fatores que determinam a escolha dos provedores de acesso discado, uma vez que tecnologicamente todos os provedores possuem a mesma estrutura, fazendo com que o diferencial, na atração de clientes, passe a ser realizado através de serviços que venham trazer valor agregado a suas empresas. A pesquisa concentrou-se nas Faculdades Nobel, local escolhido em função de sua população heterogênea, de nível universitário. Através de uma análise descritiva simples, caracterizou-se o usuário de Internet do município de Maringá; identificaram-se os provedores mais utilizados na cidade; estabeleceram-se fatores que influenciam a decisão de escolha dos usuários para utilização dos serviços de Internet. Apesar dos muitos problemas apresentados pelos usuários em relação a seus respectivos provedores, concluiu-se haver satisfação por parte dos usuários em relação aos serviços prestados pelas empresas provedoras de acesso à Internet, no município de Maringá. Para as empresas da região, este trabalho tem grande relevância, uma vez que, conhecendo o perfil do seu cliente e sabendo de suas queixas mesmo este confirmando sua satisfação, é possível às empresas prestadoras do serviço de acesso à Internet planejar investimentos que tragam melhorias ao serviço de acesso prestado, além de procurar estratégias de marketing para atrair aquela parcela da população que ainda não faz parte de sua carteira de clientes. pt_BR
dc.format.extent 100 .f| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Estudo de casos pt_BR
dc.subject.classification Parana pt_BR
dc.subject.classification Provedores de serviços da internet pt_BR
dc.title Fatores determinantes na escolha de provedores de acesso à Internet: estudo de caso na cidade de Maringá pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
226308.pdf 512.1Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar