dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Takahashi, Reinaldo Naoto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fernandes, Marcelo Soares |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T13:44:35Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T13:44:35Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188931 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82293 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Farmacologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os efeitos do antagonista do receptor canabinóide CB1, SR141716A, nos processos de aprendizado e memória foram investigados em camundongos avaliados no labirinto em T elevado (LTE). A influência da co-administração do antagonista com drogas prejudiciais à memória, como a escopolamina (ESCO) e o midazolam (MDZ), também foi investigada usando o mesmo modelo. O procedimento experimental consistiu de treinamento para aquisição de uma esquiva inibitória (EI) e posterior avaliação nas sessões de teste e reteste. Os resultados mostraram que o SR141716A facilitou a consolidação da memória. Essa influência foi detectada após uma semana, no reteste. O SR141716A também atenuou o prejuízo da EI provocado pela ESCO sem alterar os prejuízos provocados pelo MDZ. Os resultados sugerem que o SR 141716A apresenta efeito facilitatório na consolidação da memória possivelmente pelo envolvimento parcial de mecanismos colinérgicos. |
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dc.format.extent |
80 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Farmacologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Esquiva |
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dc.subject.classification |
Inibidores quimicos |
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dc.subject.classification |
Memoria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Canabinóides |
pt_BR |
dc.title |
O antagonista canabinóide SR141716A facilita a consolidação da memória no labirinto em "T" elevado |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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