dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Medeiros, José Gonçalves |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Viecili, Juliane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T13:41:16Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T13:41:16Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
182275 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82285 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo teve por objetivo a) identificar os comportamentos do professor e alunos nas relações com alunos com história de fracasso escolar (CFE) e sem fracasso escolar (SFE) e b) verificar se a coerção é utilizada de modo diferenciado com esses dois grupos de alunos. Dez crianças, com idade entre 8 e 12 anos, freqüentadoras do ensino fundamental de uma escola pública, divididas em dois grupos - CFE e SFE - participaram do estudo, juntamente com três professores. O procedimento de coleta de dados utilizado foi a observação direta dos comportamentos em sala de aula, com registro de categorias por intervalo de tempo. As categorias foram divididas em acadêmicas e não acadêmicas para o grupo de sujeitos alunos. Os resultados obtidos confirmam a utilização diferenciada da coerção com alunos CFE, principalmente quando a ação do aluno é o foco da observação. Por outro lado, a estimulação positiva favorece os alunos SFE. Foi verificado, também, que a coerção é utilizada indiscriminadamente tanto com comportamentos acadêmicos, como em relação aos não acadêmicos. Discute-se o uso diferenciado de contingências coercitivas e reforçadoras em relação aos alunos CFE e SFE e seus efeitos nos comportamentos acadêmicos e não acadêmicos de ambos os grupos de alunos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fracasso escolar |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Análise de interação em educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores e alunos |
pt_BR |
dc.title |
A coerção em sala de aula: decorrência de seu uso na produção do fracasso escolar |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |