Abstract:
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O presente estudo procurou mostrar a complexidade da relação, características individuais e o processo ensino-aprendizagem. Os estilos de aprendizagem de estudantes têm sido investigados enquanto variável envolvida na construção dos conhecimentos. Na literatura encontramos vários instrumentos para mensuração dos diferentes estilos de aprender. O objetivo deste trabalho foi investigar a validade do ILS - Index Learning Styles de Felder-Saloman em estudantes universitários de Ciências Exatas e Ciências Humanas de Belo Horizonte. Os resultados apontaram que na amostra estudada, embora a melhor solução fatorial tenha sido de 4 fatores, como seria esperado teoricamente dos 44 itens, apenas 28 deles apresentaram cargas fatoriais satisfatórias. A validação de conteúdo também apontou um número significativo de discordância na avaliação dos juízes quanto à pertinência dos itens e a dimensão de estilos que pretendem investigar. Dentre os fatores identificados, apenas a dimensão Visual/Verbal ficou composta por um número maior de itens elaboradas originalmente. Sugere-se um estudo de validação semântica e revisão dos itens comprometidos a partir daqueles que melhor estão discriminando os sujeitos, no que diz respeito às 4 dimensões de estilos propostas pelo ILS. This study aims at demonstrating the complexity of the relation between individual characteristics ant the teaching-learning process. Student's learning styles have been studied as a variable in the construction of the knowledge. In the field of literature, we have found several measuring, devices for different learning styles. The objective of this study was to investigate the validity of Felder-Saloman index of Learning Styles, ILS, among students within the Exact Sciences and Human Sciences Colleges in Belo Horizonte. The results show that in the studied samplings, although the best range solution bas been of 4 ranges, as theoretically expected in the 44 questions, only 28 of them showed satisfactory ranges. Validation of contents also showed a significant number of items that disagreed with judges evaluations as far as how pertinent the questions are and the dimensions of styles to be studied. Among the identified ranges, only the Visual/Verbal dimension contained a larger number of questions originally made. As far as the 4 style dimensions proposed by ILS, it is recommended that a study be carried out concerning the semantic validation and revision of questions related to those which best describe the subjects. |