dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rados, Gregorio Jean Varvakis |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Martens, Mauro Luiz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T13:32:19Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T13:32:19Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188160 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82267 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O cenário econômico atual, marcado por constantes transformações econômicas e sociais, exige que as organizações aprendam e inovem continuamente. Neste contexto surge a aprendizagem organizacional como alternativa para as organizações enfrentarem esta realidade, visando a melhoria contínua de seus processos empresariais. Diante deste quadro, o presente trabalho tem como foco central a aprendizagem organizacional como ferramenta de suporte em metodologia de melhoria contínua. Assim, desenvolveu-se uma metodologia de melhoria contínua, utilizando-se como base a metodologia de melhoria contínua elaborada pelo Gav-Ufsc (1998), denominada Bim (barreira-idéia-melhoria). Na metodologia proposta, foram integrados os conceitos e ferramentas de aprendizagem organizacional propostos por Senge et al. (1997) e Argyris (1992), com o intuito de dar suporte a metodologia Bim. Como procedimento metodológico e com o objetivo de validar o estudo proposto, a metodologia proposta foi aplicada em uma indústria de médio porte do setor de refrigerantes situada no interior do estado do Rio Grande do Sul. Obteve-se como resultado principal a mudança comportamental da equipe envolvida na aplicação da metodologia desenvolvida. As ações e tarefas despendidas no decorrer da metodologia, aliadas aos conceitos de aprendizagem organizacional, proporcionaram à equipe aprender. Para a empresa, a aplicação da metodologia resultou em atitudes organizacionais diferenciadas e nos primeiros passos rumo à organização que aprende. Ficou evidenciada, portanto, a importância da integração dos conceitos e ferramentas de aprendizagem organizacional como suporte em metodologia de melhoria contínua. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem organizacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Melhoria contínua |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodologia |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem organizacional como ferramenta de suporte em metodologia de melhoria contínua |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |