dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bastos, Lia Caetano |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pinto, Maria de Lourdes Moreira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T13:14:01Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T13:14:01Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185850 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82227 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho aponta algumas questões importantes no que se refere ao uso do computador no processo ensino-aprendizagem. As concepções metodológicas, os métodos utilizados e os efeitos desse uso foram os aspectos abordados para a compreensão de como tem se dado à inserção do computador na escola. Com efeito, a utilização do computador no ensino básico, está cada vez mais presente, impondo um processo educacional diferente dos utilizados anteriormente. Porém, o uso acrítico desse recurso precisa ser evitado. Levantar as bases filosóficas, psicológicas e pedagógicas em conformidade com o uso do computador na escola, constitui o objeto desta pesquisa. Para o alcance dos objetivos propostos neste trabalho, foram apresentados elementos de cunho histórico. Elementos que devem ser internalizados e refletidos para que se tenha visão do projeto social de nova ordem que se articula neste novo milênio, da qual a informática desempenha um papel de relevo. Nesse contorno, alguns entraves se fazem presentes. Ora a fragilidade da estrutura organizacional, ora a precariedade do embasamento teórico do educador que lança mão de novas tecnologias sub-utilizando-as ou desconhecendo as suas reais possibilidades. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 146 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educacao pre-escolar |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
O uso da informática no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |