dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Benakouche, Tamara |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Calegari, Marta Aparecida de Lima Machado |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T13:12:22Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T13:12:22Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
182266 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82224 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Como conseqüência das transformações no mundo do trabalho, decorrentes dos processos de reorganização e reestruturação da economia, evidencia-se a necessidade de preparar o trabalhador para que este não fique excluído diante das mudanças. Com a intenção de executar ações que venham de encontro às necessidades do trabalhador, foram implementadas políticas públicas voltadas para a qualificação profissional. Neste contexto, buscou-se por meio de análise da descentralização dos programas de qualificação profissional - proposto e elaborado pelo PLANFOR - averiguar, os reflexos da implementação destas políticas no Município de Lages. A importâncias de discutir estas questões, justifica-se pelo fato de que os programas de qualificação - consubstanciados nos recursos oriundos do FAT - podem agregar um potencial significativo na formação do trabalhador quando executados com eficácia. Dessa forma buscou-se identificar as conquistas ou decorrentes das ações implementadoras dessas estratégias. A pesquisa constatou que a descentralização, referente as ações dos programas de qualificação profissional via Conselho Municipal de Trabalho e Emprego, tem relevância frente a dinamização de tais programas. Constatou também que a forma como são utilizados os recursos financeiros e a capacidade das entidades executoras resultam um potencial expressivo quando se trata de qualificação profissional. Outro ponto evidenciado nesta pesquisa, tem relação com a urgência de reformas dos encargos sociais, fator que incide nos índices de contratação. Contudo, verificou-se que há paradoxos entre as diretrizes normatizadoras e as ações executadas: apesar do município, através do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego, poder gerir e dinamizar os programas de qualificação profissional, isso não acontece na sua plenitude. Percebeu-se certa fragilidade e discordância na tomada de decisões entre os componentes do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego, comprometendo os objetivos do PLANFOR. |
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dc.format.extent |
xiii, [78] f.| tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Sociologia |
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dc.subject.classification |
Sociologia politica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Mercado de trabalho |
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dc.subject.classification |
Lages (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Politica de mao-de-obra |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lages (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Politicas publicas |
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dc.subject.classification |
Lages (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Trabalhadores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Lages (SC) |
pt_BR |
dc.title |
Políticas públicas de qualificação profissional: o caso de Lages - 1996/2000 |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |