Centro de consolidação e distribuição da cabotagem: uma alternativa competitiva para o transporte integrado de carga geral no Brasil /

DSpace Repository

A- A A+

Centro de consolidação e distribuição da cabotagem: uma alternativa competitiva para o transporte integrado de carga geral no Brasil /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Novaes, Antonio Galvão Naclério pt_BR
dc.contributor.author Vieira, Helio Flavio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T12:32:17Z
dc.date.available 2012-10-19T12:32:17Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 176374 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82185
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract O Brasil é um país de dimensões continentais e possuidor de um imenso potencial aquaviário, seja fluvial interior ou marítimo. Aliado a isso, seus maiores centros produtivos concentram-se numa estreita faixa litorânea, onde se localizam seus maiores centros consumidores. Apesar dessas características amplamente favoráveis ao transporte aquaviário, o País vem dirigindo o fluxo de seus produtos, basicamente, para o modal rodoviário em detrimento do aquaviário. O presente trabalho procurou, primeiramente, analisar as causas que determinaram o declínio do transporte costeiro de carga geral (cabotagem), ao longo dos anos. Posteriormente, foi desenvolvido um trabalho de pesquisa, no qual foram envolvidas empresas usuárias de transportes, onde se procurou levantar os problemas e as condicionantes que vêm impedindo ou restringindo o pleno emprego da navegação costeira de carga geral. A partir daí, procurou-se planejar uma estrutura logística que viesse atender aos anseios e às condicionantes dos usuários, tornando viável a utilização da cabotagem como modal competitivo do rodoviário. Foi analisado o que a cabotagem oferece hoje, em termos de transporte de carga geral, partindo-se, posteriormente, para uma situação otimizada. Uma vez atendidas as principais condicionantes e os entraves apontados pelos usuários para utilização da cabotagem, parte-se de uma perspectiva otimista com relação à transferência de carga do unimodal rodoviário para o bimodal rodo-aquaviário. Partindo desse novo contexto, foram determinados os reflexos positivos alcançados. pt_BR
dc.format.extent xv, 253 f.| tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Transporte pt_BR
dc.subject.classification Cargas e descargas pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Navegação de cabotagem pt_BR
dc.subject.classification Logistica pt_BR
dc.subject.classification Brasil (A palavra) pt_BR
dc.subject.classification Transportes pt_BR
dc.title Centro de consolidação e distribuição da cabotagem: uma alternativa competitiva para o transporte integrado de carga geral no Brasil / pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
176374.pdf 15.01Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar