dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Novaes, Antonio Galvão Naclério |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Vieira, Helio Flavio |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T12:32:17Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T12:32:17Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
176374 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82185 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Brasil é um país de dimensões continentais e possuidor de um imenso potencial aquaviário, seja fluvial interior ou marítimo. Aliado a isso, seus maiores centros produtivos concentram-se numa estreita faixa litorânea, onde se localizam seus maiores centros consumidores. Apesar dessas características amplamente favoráveis ao transporte aquaviário, o País vem dirigindo o fluxo de seus produtos, basicamente, para o modal rodoviário em detrimento do aquaviário. O presente trabalho procurou, primeiramente, analisar as causas que determinaram o declínio do transporte costeiro de carga geral (cabotagem), ao longo dos anos. Posteriormente, foi desenvolvido um trabalho de pesquisa, no qual foram envolvidas empresas usuárias de transportes, onde se procurou levantar os problemas e as condicionantes que vêm impedindo ou restringindo o pleno emprego da navegação costeira de carga geral. A partir daí, procurou-se planejar uma estrutura logística que viesse atender aos anseios e às condicionantes dos usuários, tornando viável a utilização da cabotagem como modal competitivo do rodoviário. Foi analisado o que a cabotagem oferece hoje, em termos de transporte de carga geral, partindo-se, posteriormente, para uma situação otimizada. Uma vez atendidas as principais condicionantes e os entraves apontados pelos usuários para utilização da cabotagem, parte-se de uma perspectiva otimista com relação à transferência de carga do unimodal rodoviário para o bimodal rodo-aquaviário. Partindo desse novo contexto, foram determinados os reflexos positivos alcançados. |
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dc.format.extent |
xv, 253 f.| tabs. + |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Transporte |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cargas e descargas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Navegação de cabotagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Logistica |
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dc.subject.classification |
Brasil (A palavra) |
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dc.subject.classification |
Transportes |
pt_BR |
dc.title |
Centro de consolidação e distribuição da cabotagem: uma alternativa competitiva para o transporte integrado de carga geral no Brasil / |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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