dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rados, Gregorio Jean Varvakis |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Müller, João Rosa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T12:26:26Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T12:26:26Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185333 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82177 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Gerenciar uma organização nos dias de hoje, por si só, já representa um enorme desafio. Porém, em se tratando de uma Instituição de Ensino Superior (IES), sem fins lucrativos, o desafio tornar-se motivador principalmente quando se tem como compromisso responder rápida e eficientemente aos anseios da sociedade em que se está inserido. O objetivo desta dissertação é, partindo da compreensão dos conceitos de qualidade, refletir sobre a função social de uma universidade, propondo um modelo de gerenciamento estratégico. No seu desenvolvimento procedeu-se ampla revisão bibliográfica sobre a evolução histórica da educação superior brasileira, sobre a evolução dos indicadores de qualidade e buscou-se fundamentação para o desenvolvimento de modelo de gerenciamento estratégico em Instituição de Ensino Superior, sem fins lucrativos. O Balanced Scorecard foi o modelo escolhido por integrar macro e micro gestão pelo fato de permitir a avaliação do desempenho sob a ótica de quatro perspectivas: a financeira, a dos clientes, a dos processos interno, a da inovação e crescimento. No entanto, considerando-se a missão de uma instituição sem fins lucrativos, as necessidades e expectativas do seu entorno, foi acrescentada uma quinta perspectiva, a social. Constatou-se que na medida que ocorre o cumprimento da missão de uma IES, sem fins lucrativos, ela passa a ser reconhecida pela sociedade resultando em mais cliente, mais apoio político para seus projetos, esse aumenta, ocorre o reconhecimento do poder econômico das empresas com mais parcerias, mais financiamento e mais investimentos conduzindo automaticamente ao reconhecimento político pelo governo que passa a investir mais em ações conjuntas e em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Concluiu-se assim, que o cumprimento da missão de uma IES conduz ao reconhecimento pela sociedade, pelas empresas e pelos governos e quanto maior o reconhecimento de um, maior o reconhecimento dos outros formando, então o que chama-se na presente dissertação de espiral do reconhecimento. |
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dc.format.extent |
ii, 131 f.| il., tabs., mapas |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Universidades e faculdades - |
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dc.subject.classification |
Administracao |
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dc.subject.classification |
Planejamento estrategico |
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dc.subject.classification |
Balanced scorecard |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de modelo de gestão aplicado à universidade, tendo por base o Balanced Scorecard |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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