Desenvolvimento de modelo de gestão aplicado à universidade, tendo por base o Balanced Scorecard

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Desenvolvimento de modelo de gestão aplicado à universidade, tendo por base o Balanced Scorecard

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rados, Gregorio Jean Varvakis pt_BR
dc.contributor.author Müller, João Rosa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T12:26:26Z
dc.date.available 2012-10-19T12:26:26Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185333 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82177
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Gerenciar uma organização nos dias de hoje, por si só, já representa um enorme desafio. Porém, em se tratando de uma Instituição de Ensino Superior (IES), sem fins lucrativos, o desafio tornar-se motivador principalmente quando se tem como compromisso responder rápida e eficientemente aos anseios da sociedade em que se está inserido. O objetivo desta dissertação é, partindo da compreensão dos conceitos de qualidade, refletir sobre a função social de uma universidade, propondo um modelo de gerenciamento estratégico. No seu desenvolvimento procedeu-se ampla revisão bibliográfica sobre a evolução histórica da educação superior brasileira, sobre a evolução dos indicadores de qualidade e buscou-se fundamentação para o desenvolvimento de modelo de gerenciamento estratégico em Instituição de Ensino Superior, sem fins lucrativos. O Balanced Scorecard foi o modelo escolhido por integrar macro e micro gestão pelo fato de permitir a avaliação do desempenho sob a ótica de quatro perspectivas: a financeira, a dos clientes, a dos processos interno, a da inovação e crescimento. No entanto, considerando-se a missão de uma instituição sem fins lucrativos, as necessidades e expectativas do seu entorno, foi acrescentada uma quinta perspectiva, a social. Constatou-se que na medida que ocorre o cumprimento da missão de uma IES, sem fins lucrativos, ela passa a ser reconhecida pela sociedade resultando em mais cliente, mais apoio político para seus projetos, esse aumenta, ocorre o reconhecimento do poder econômico das empresas com mais parcerias, mais financiamento e mais investimentos conduzindo automaticamente ao reconhecimento político pelo governo que passa a investir mais em ações conjuntas e em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Concluiu-se assim, que o cumprimento da missão de uma IES conduz ao reconhecimento pela sociedade, pelas empresas e pelos governos e quanto maior o reconhecimento de um, maior o reconhecimento dos outros formando, então o que chama-se na presente dissertação de espiral do reconhecimento. pt_BR
dc.format.extent ii, 131 f.| il., tabs., mapas pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades - pt_BR
dc.subject.classification Administracao pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estrategico pt_BR
dc.subject.classification Balanced scorecard pt_BR
dc.title Desenvolvimento de modelo de gestão aplicado à universidade, tendo por base o Balanced Scorecard pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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