Atitude do consumidor da terceira idade em relação ao comércio eletrônico: uma pesquisa qualitativa e quantitativa na região metropolitana da Grande Florianópolis

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Atitude do consumidor da terceira idade em relação ao comércio eletrônico: uma pesquisa qualitativa e quantitativa na região metropolitana da Grande Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Maya, Paulo Cesar da Cunha pt_BR
dc.contributor.author Neves, Janaína Baeta pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T12:18:54Z
dc.date.available 2012-10-19T12:18:54Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179188 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82165
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico pt_BR
dc.description.abstract Avaliou-se, no campo de estudo do comportamento do consumidor, a atitude do consumidor da terceira idade em relação ao comércio eletrônico, em função de atributos no ato da compra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, realizada com pessoas com cinqüenta anos de idade ou mais, na região metropolitana da Grande Florianópolis, Estado de Santa Catarina, Brasil. Outros objetivos da pesquisa: investigar atributos de compra, em geral; avaliar a atitude do consumidor em relação a compras no mundo virtual; a compras no mundo real; comparar e contrastar os resultados alcançados nos dois objetivos anteriores; pesquisar hábitos de uso do consumidor quanto ao computador e à Internet; descrever o perfil do consumidor, por variáveis de segmentação demográfica, uso de cartão de crédito e hábitos de mídia, selecionados. Para avaliar a atitude, utilizou-se o Modelo de Fishbein e outras técnicas estatísticas auxiliares, tais como análise fatorial e análise de variância. Os resultados confirmaram a hipótese levantada, concluindo-se que a atitude do consumidor da terceira idade em relação ao comércio eletrônico tende a ser favorável. Dentre as descobertas, pode-se salientar as seguintes: 45% da amostra já "navegaram" pela Internet; 26,7% sabem comprar pela Internet; 12,3% realizaram pelo menos uma compra on-line no último ano e cerca de 80% declararam que provavelmente comprariam através deste canal. Ainda, os atributos "qualidade" e "pagamento" são, para os consumidores entrevistados, os mais relevantes no mundo real, e "variedade" e "economia", os mais relevantes no mundo virtual. O estudo oferece, também, sugestões para futuras pesquisas pt_BR
dc.format.extent xiii, 118 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Consumidores - pt_BR
dc.subject.classification Atitudes pt_BR
dc.subject.classification Comércio eletrônico pt_BR
dc.title Atitude do consumidor da terceira idade em relação ao comércio eletrônico: uma pesquisa qualitativa e quantitativa na região metropolitana da Grande Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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