dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cabral, Leonor Scliar, 1929 |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Godoy, Dalva Maria Alves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T11:52:36Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T11:52:36Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
179183 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82127 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo testar a adequação de alguns testes adaptados ao português que avaliam as habilidades metafonológicas envolvidas no processamento da leitura e suas relações com esta aprendizagem. Apontada como fator crítico na constituição de bons e maus leitores e estreitamente ligada aos mecanismos de identificação das palavras, a consciência fonológica é o centro desta investigação: o seu domínio ineficiente é assinalado como uma das principais causas das dificuldades observadas em leitura. Participaram desta pesquisa 31 sujeitos, alunos de 1a a 4a série do ensino fundamental, com e sem queixa de dificuldades de leitura. Os desempenhos em testes que avaliaram a linguagem oral, a leitura e compreensão de texto e as capacidades metafonológicas foram observados com o intuito de explicar a causa das dificuldades encontradas. Os testes adaptados mostraram-se sensíveis aos propósitos objetivados e a análise dos resultados permitiu esclarecer e, muitas vezes, redimensionar a hipótese de diagnóstico dos sujeitos com desvio, possibilitando a distinção entre problemas específicos e inespecíficos da leitura |
pt_BR |
dc.format.extent |
103 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguistica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Disturbios da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inabilidade na leitura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Disturbios da linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Leitura - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos fisiologicos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lingua portuguesa - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fonologia |
pt_BR |
dc.title |
Testes de consciência fonológica e suas relações com a aprendizagem da leitura no português |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Kolinsky, Règine |
pt_BR |