Abstract:
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A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar os potenciais benefícios obtidos com a implantação do método de custeio ABC (Activity Based Costing), no Centro de Educação Profissional do SENAC de Florianópolis e propor um sistema alternativo de custeio baseado na atividade. Inicialmente, realiza-se uma breve revisão teórica com o propósito de evidenciar as principais deficiências dos métodos de custeio tradicionais como ferramentas de apoio à tomada de decisões e, ao mesmo tempo, destacar a importância do ABC, para tal fim. Com o propósito de justificar a elaboração de uma proposta alternativa de custeio, analisa-se o atual sistema de custos e verifica-se sua inadequação como instrumento de cálculo de custos e de apoio à tomada de decisão. Realiza-se análise dos custos da referida unidade, referente ao período de janeiro a agosto de 2000, constata-se que seus custos indiretos correspondem, em média, a 51% do custo total. Constata-se, também, que estes custos comprometem, em média, 63% de sua receita operacional mensal e que as despesas das principais seções apresentam acentuada tendência de crescimento no período. Diante de tais constatações, realiza-se levantamento de dados junto à referida unidade operativa e identificam-se as principais atividades e recursos. Em decorrência de significativa incidência de compartilhamento de recursos, especialmente de mão-de-obra, elabora-se um modelo básico de rastreamento de custos de pessoal. A partir do levantamento, apontam-se 26 atividades e respectivos direcionadores de recursos, elabora-se o dicionário de atividades e demonstra-se o cálculo dos custos das atividades do Núcleo Administrativo Financeiro. Na seqüência, definem-se os direcionadores de atividades, calcula-se o custo por medida de saída do citado núcleo, demonstra-se, esquematicamente, como os custos das atividades são atribuídos aos produtos e como os custos dos recursos diretos e das atividades do Núcleo Administrativo Financeiro são relacionados a um curso de excel. Também demonstra-se a sistemática de cálculo da lucratividade de produtos e destacam-se os benefícios que, eventualmente, seriam obtidos com a implantação do sistema proposto, cujos principais são: acurácia dos custos dos cursos, indispensável para racionalização e precificação de cursos; visibilidade das oportunidades de redução de custos; apoio à redefinição de processos e auxílio a decisões relacionadas ao fornecimento de cursos para turmas de determinadas instituições (cursos fechados) |