dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cruz, Dulce Márcia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gonçalves, Gilvan Milhomem Santos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T11:11:24Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T11:11:24Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
186087 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82071 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa apresenta a aplicação de uma metodologia utilizada para a construção de um curso a distância para professores de educação especial, via internet. O curso tem como objetivo qualificar um grupo de profissionais que atuam direta e/ou indiretamente com alunos com necessidades educacionais especiais. Foi considerado para isso a política nacional de educação especial, cujo princípio é a inclusão de todos no ensino regular, inclusive o alunado que apresenta superdotação/altas habilidades; condutas típicas de síndromes e quadros psicológicos ou psiquiátricos, ou então aqueles que apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, de caráter temporário ou permanente. Portanto, esta proposta oportunizou a estes profissionais, informações e conhecimento acerca da temática educação especial bem como condições de atender com qualidade esse alunado. Este trabalho é fundamentado na abordagem interacionista que deu o embasamento para o planejamento, aplicação e resultado do curso. O caso apresentado relata a experiência vivenciada com o curso on-line em educação especial, resultado de uma parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional do município de Campo Grande/MS e com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. De acordo com a análise dos questionários de avaliação respondidos por todos os alunos-cursistas, foram atingidos os objetivos propostos de qualificar profissionais para atender alunos com necessidades educacionais especiais através da educação a distância via internet. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 128 f.| il., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.title |
Qualificação em educação especial para professores através do ensino a distânica via internet: proposta experimental |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |