Qualificação em educação especial para professores através do ensino a distânica via internet: proposta experimental

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Qualificação em educação especial para professores através do ensino a distânica via internet: proposta experimental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Dulce Márcia pt_BR
dc.contributor.author Gonçalves, Gilvan Milhomem Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T11:11:24Z
dc.date.available 2012-10-19T11:11:24Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 186087 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82071
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa apresenta a aplicação de uma metodologia utilizada para a construção de um curso a distância para professores de educação especial, via internet. O curso tem como objetivo qualificar um grupo de profissionais que atuam direta e/ou indiretamente com alunos com necessidades educacionais especiais. Foi considerado para isso a política nacional de educação especial, cujo princípio é a inclusão de todos no ensino regular, inclusive o alunado que apresenta superdotação/altas habilidades; condutas típicas de síndromes e quadros psicológicos ou psiquiátricos, ou então aqueles que apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, de caráter temporário ou permanente. Portanto, esta proposta oportunizou a estes profissionais, informações e conhecimento acerca da temática educação especial bem como condições de atender com qualidade esse alunado. Este trabalho é fundamentado na abordagem interacionista que deu o embasamento para o planejamento, aplicação e resultado do curso. O caso apresentado relata a experiência vivenciada com o curso on-line em educação especial, resultado de uma parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional do município de Campo Grande/MS e com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. De acordo com a análise dos questionários de avaliação respondidos por todos os alunos-cursistas, foram atingidos os objetivos propostos de qualificar profissionais para atender alunos com necessidades educacionais especiais através da educação a distância via internet. pt_BR
dc.format.extent ii, 128 f.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação especial pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.title Qualificação em educação especial para professores através do ensino a distânica via internet: proposta experimental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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