dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
De Pieri, Edson Roberto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Marques, Luiz Carlos de Souza |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T11:08:13Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T11:08:13Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
182503 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82067 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como temas centrais o controle em modos deslizantes e a observação robusta de estados do motor de indução. Como um tópico complementar, estuda a aplicação do controle em modos deslizantes ao servomotor C.A.Inicialmente, estuda-se a modelagem dinâmica do motor de indução. Partindo-se da representação trifásica associada ao dispositivo físico chega-se, com o uso de transformações apropriadas, a modelos de estados representados num sistema único de coordenadas ortogonais.Relativamente à observação de estados, dois observadores robustos aos parâmetros elétricos são propostos. Estes observadores são projetados com base nas equações estatóricas e utilizam uma realimentação em velocidade. A estimação do conjugado de carga, que é necessária neste tipo de observador, utiliza uma abordagem adaptativa.Com relação ao controle do motor de indução, apresenta-se alguns estudos teóricos e experimentais com a utilização da abordagem dos modos deslizantes. Inicialmente, estuda-se o controle do movimento (posição e velocidade) e do fluxo do motor de indução com a utilização do deslizamento de primeira ordem. Emprega-se dois modelos de estados diferentes, um baseado nas equações do fluxo do rotor e outro baseado nas equações do fluxo de estator. A estabilidade do conjunto controlador-observador é analisada. Do ponto de vista experimental, os resultados obtidos numa bancada de ensaios mostram a viabilidade da abordagem empregada.Como uma alternativa para a solução do problema do ``chattering'', propõem-se um controlador baseado no deslizamento de segunda ordem. Mostra-se que esta abordagem é viável para o controle do motor de indução e do servomotor C.A., podendo resolver de modo satisfatório os problemas relacionados ao "chattering''.A última parte do trabalho é dedicada à aplicação do controle em modos deslizantes ao servomotor C.A. Este tipo de máquina vem ganhando grande importância no contexto dos sistemas automatizados, mostrando-se bem adaptada as estratégias propostas. |
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dc.format.extent |
179 f.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia eletrica |
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dc.subject.classification |
Motores eletricos de indução |
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dc.title |
Estudo do controle avançado do motor de indução: teoria e experimentação |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Glumineau, Alain |
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