dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Alves, Joao Bosco da Motta |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Meneses, Leide Jane de Sá Araújo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T10:59:05Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T10:59:05Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
184294 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82054 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de pesquisa tem como premissa a teoria de Vygotsky sendo a qual o conhecimento não é adquirido de forma individual, mas decorrente de um processo de interação do indivíduo com o ambiente social (Vygotsky, 1978). Assumimos também, como hipótese, a teoria da cognição distribuída que afirma que a aprendizagem não é apenas derivada da colaboração entre agentes, mas entre agentes e ferramentas colocadas inteligentemente no ambiente (Pea, 1997). As implicações dessas hipóteses nos leva com naturalidade à idéia de que um ambiente interativo de aprendizagem deve possuir as ferramentas necessárias para que o aprendiz possa aprender refletindo sobre o mesmo. Para evitar problemas de aprendizagem é necessário formalizar a interação no ambiente para que o modelo conceitual do ambiente seja igual ao modelo conceitual ou mental do aprendiz (Norman, 1986). Essa pesquisa se baseia nesses princípios teóricos. A partir de um "software" implementado e testado propõe-se um modelo de concepção da interação, formalizando a interação do aprendiz com o companheiro artificial utilizando as ferramentas colaborativas propostas por (Paraguaçu, 1997); ampliando assim o escopo interativo do sistema existente. Este trabalho construiu o modelo conceitual e formalizou o processo de interação no contexto do Sistema de Análise da Alfabetização Colaborativa - SIANALCO, sistema interativo multimídia implementado para Web, objetivando a alfabetização de crianças em idade escolar. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 120 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Formalização da interação colaborativa no âmbito do SIANALCO |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da |
pt_BR |