Estilos individuais de escolha no processo de aprendizagem

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estilos individuais de escolha no processo de aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapolli, Edis Mafra pt_BR
dc.contributor.author Pacheco, Gilson de Paula pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T10:24:49Z
dc.date.available 2012-10-19T10:24:49Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179170 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82024
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico pt_BR
dc.description.abstract Na evolução tecnológica da educação, paralelamente ao desenvolvimento de técnicas e métodos voltados para como ensinar, corre-se o risco de relevar a questão que, acreditamos, deva ser considerada prioritariamente: se existem padrões de como ensinar, devem existir padrões de como aprender. Este trabalho busca identificar, dentre as características pessoais de estudantes, aquelas que moldam seu estilo de organizar estratégias mentais de aprendizado. Emprestando da Programação Neurolingüística o conceito de metaprograma para definir estilos individuais de comportamento, procura-se classificar pessoas segundo seu modelo particular de aprendizagem. Metaprogramas descrevem a estrutura subjacente a processos comportamentais que revelam como as pessoas ordenam e processam informações, tomam decisões, relacionam-se com os outros e com o mundo que os cerca. Este trabalho propõe critérios que nos permitam conhecer um pouco sobre como as pessoas funcionam em determinados contextos. Os estilos obtidos revelam o modelo de mundo a partir do qual o estudante cria sua realidade interna. Este modelo cognitivo de administração da consciência nos proporciona não só uma explicação de por que tão freqüentemente parecemos morar em mundos diferentes, mas também nos fornece meios de preparar planos e condições de ambientes de aprendizagem mais adequados à eficácia que esperamos do processo pt_BR
dc.format.extent x, 163 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Estilo cognitivo pt_BR
dc.title Estilos individuais de escolha no processo de aprendizagem pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
179170.pdf 3.093Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar