Guerrilha do prazer: Rita Lee Mutante e os textos de uma transgressão

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Guerrilha do prazer: Rita Lee Mutante e os textos de uma transgressão

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Schmidt, Simone Pereira pt_BR
dc.contributor.author Pimentel, Gláucia Costa de Castro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T10:19:08Z
dc.date.available 2012-10-19T10:19:08Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185056 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82015
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. pt_BR
dc.description.abstract No final dos anos 60, sob forte repressão ditatorial com a vigência do AI-5 e vivendo a luta armada, o Brasil presenciou o surgimento de um movimento que se colocou de forma singular ao lado das manifestações de crítica e resistência à ditadura, e que ganhou igualmente as ruas, buscando, no humor e na irreverência munição para discutir um vasto espectro de códigos de conduta e de valores. Esse movimento foi chamado Tropicalismo. De origem baiana, o Tropicalismo desenhou uma idéia edênica de ser brasileiro, em meio às muitas influências internacionais propostas pelas revoltas de 68. Do sul, em meio ao movimento, uma nova imagem de mulher foi exposta por Rita Lee, uma garota hippie-tropicalista, integrante do grupo musical de rock Os Mutantes. Esse grupo, mais alinhado com a proposta hippie internacional, problematizou temas predominantemente urbanos. Rita Lee, na interseção dessas duas idéias, projetou uma imagem que propôs formas libertárias e hedonistas para fazer frente à política, à estética, à ética, à sexualidade e às manifestações religiosas, até então amplamente aceitas. Com uma perspectiva bakhtiniana, o presente trabalho analisa 23 canções e 12 imagens do grupo onde a paródia e o plurilingüismo comprovam os meios utilizados para a busca de novas fronteiras sensoriais rumo à inserção do múltiplo. Os Mutantes, e em especial Rita Lee, construíram, assim, uma obra sonora e performática na tentativa de expandir os limites impostos pelo Estado e a sociedade daquele período. pt_BR
dc.format.extent iii, 142 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Contracultura pt_BR
dc.subject.classification Tropicalismo pt_BR
dc.title Guerrilha do prazer: Rita Lee Mutante e os textos de uma transgressão pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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