Abstract:
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A presente dissertação analisa algumas questões de teoria e prática da rede municipal de ensino em Lages-SC, a partir dos pressupostos norteadores do Projeto EducaAção, lançado na gestão 1993-1999. Esta projeto foi concebido como fio condutor do processo ensino-0aprendizagem, embasado nos postulados de Vygotsky, numa concepção sócio-interacionista, em busca de uma educação de qualidade. Primeiramente, descrevemos as Políticas Educacionais no município de Lages, durante a gestão da Frente Popular (1993-1999), situando o trabalho desenvolvido no campo da educação em busca de mudanças significativas. A seguir contextualiza-se a pesquisa de campo, que foi desenvolvida em duas escolas da rede municipal, examinando se houve ou não intervenções importantes do Projeto EducAção no processo de ensino. Situamos brevemente as seguir o pensamento Vygotskiano numa perspectiva histórica-cultural, teoria em que estava apoiado o Projeto EducaAção, oferecendo subsídios ao entendimento dessa teoria. Finalmente, apresentamos questões e reflexões sobre o ensino e sua contribuição para a prática cotidiana da escola, confrontando-as com os dados coletados na pesquisa. Evidencia-se a fragmentação entre teoria e prática na metodologia norteadora da proposta educacional em Lages, no período citado. Esta prática apresenta muitos aspectos tradicionais e individualistas, que não coincidem com a filosofia do Projeto EducaAção. Entendemos que a abordagem histórico-cultural possibilita trocas de experiências que, quando realmente socializadas, indicam possibilidade de mudanças nos educadores e, por conseqüência, na sua prática pedagógica. |