Novas tecnologias e práticas pedagógicas: o caso do Programa TV Escola em Lages

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Novas tecnologias e práticas pedagógicas: o caso do Programa TV Escola em Lages

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Benakouche, Tamara pt_BR
dc.contributor.author Rodrigues, Sirlei da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T09:24:30Z
dc.date.available 2012-10-19T09:24:30Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181207 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81933
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política pt_BR
dc.description.abstract Diante da crescente inserção de novas tecnologias de comunicação e informação (NTCIs) no contexto educativo, buscou-se, através da análise do Programa TV Escola - proposto e elaborado pelo MEC/SEED -, investigar os usos das NTCIs nas escolas públicas do município de Lages, uma vez que este se desenvolve, tendo como base material um kit tecnológico composto por TV, vídeo, parabólica, além de um suporte material impresso. A importância de discutir essas questões justifica-se pelo fato de que as NTCIs têm um potencial pedagógico bastante amplo, quando apropriado com competência pelo professor. Assim, buscou-se identificar as mudanças possibilitadas com o uso dessas ferramentas na prática pedagógica, bem como a permanência de práticas tradicionais. Para tanto foram pesquisadas 15 escolas, sendo 10 pertencentes ao Sistema Municipal de Educação e cinco, da Rede Estadual. Foram entrevistados 41 atores sociais, dentre estes 21 professores do Ensino Fundamental e Médio e 20 responsáveis técnicos/políticos. A presente pesquisa concluiu que os últimos são instâncias relevantes para a estruturação e integração do Programa nas escolas. Constatou também que os professores percebem como positiva a introdução dos artefatos tecnológicos no âmbito educativo. Contudo, verificou-se a existência de um paradoxo, quando se trata da apropriação dos recursos videográficos do TV Escola. Constatou-se que, além da resistência, que não é unânime por parte dos professores, outros fatores, como a falta de conhecimento para manusear os equipamentos, a indisponibilidade de tempo do professor para pesquisar e se apropriar do potencial informativo dos recursos, a ausência de uma estrutura que venha subsidiar esse processo de inserção dos equipamentos tecnológicos na prática pedagógica, pesam sobremaneira para a não implementação efetiva do Programa no município de Lages, ficando isso mais evidente nas escolas do Sistema Municipal de Educação. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Lages (SC) pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Novas tecnologias e práticas pedagógicas: o caso do Programa TV Escola em Lages pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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