Impactos do comércio eletrônico no sistema de produção: estudo de caso da Cremer SA

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Impactos do comércio eletrônico no sistema de produção: estudo de caso da Cremer SA

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Erdmann, Rolf Hermann pt_BR
dc.contributor.author Welzel, Evelize pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T08:57:56Z
dc.date.available 2012-10-19T08:57:56Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 180947 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81897
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Curso de Pós-Graduação em Administração pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como tema central a descrição e análise dos impactos ocorridos no sistema de produção da CREMER SA, após a implantação do comércio eletrônico no período de setembro de 1999 a março de 2001. A pesquisa realizada tem caráter qualitativo, caracterizado como um estudo de caso descritivo-exploratório, cujo objetivo foi o de explorar as alterações ocorridas na empresa, em especial nas áreas de marketing, comercial, P&D e de manufatura, após a implantação do comércio eletrônico. Os resultados da pesquisa indicam que o comércio eletrônico via Internet apresentou-se insuficiente, pois houve a necessidade de um sistema de comércio eletrônico, o que incluiu um call center e centros de distribuição em todo o país. O CE via Internet auxiliou na desintermediação das vendas e da distribuição na CREMER SA. Além da desintermediação, outras vantagens implantação do CE referem-se a rapidez na entrega dos produtos aos clientes, o controle das informações destes pela empresa e a melhora na margem de lucro da empresa. Os impactos do sistema de comércio eletrônico no sistema produtivo exigiram um aumento no controle de confrontos diários do programado com o realizado em virtude do aumento da entrada de informações no sistema. Por conseqüência, o CE exigiu a interface com softwares de programação da produção, que no caso da empresa estudada foi um sistema MRP, além do CRM na área comercial. Também foi verificado a alteração nos projetos dos produtos da empresa, tendo em vista a sua adaptação aos mercados advindos da venda direta eletrônica, bem como da introdução de novos produtos e a entrada em novos segmentos. pt_BR
dc.format.extent [120] f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Administração da produção pt_BR
dc.title Impactos do comércio eletrônico no sistema de produção: estudo de caso da Cremer SA pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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