Marketing em instituições de ensino superior: caso UFSM

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Marketing em instituições de ensino superior: caso UFSM

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Colossi, Nelson pt_BR
dc.contributor.author Lemos, Antonio Carlos Freitas Vale de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T08:39:07Z
dc.date.available 2012-10-19T08:39:07Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 188622 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81867
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract Organizações no mundo deparam-se com um ambiente em constante transformação, onde os desafios de um mercado praticamente sem fronteiras demonstram um novo momento com mudanças na legislação, economia, tecnologia e, principalmente, nas exigências dos consumidores. O ambiente é cada vez mais competitivo e para sobreviver, as organizações precisam oferecer o que há de melhor e a menor custo numa busca de qualidade, num mundo onde os consumidores tem tantas opções e por esta razão são instáveis. Isso significa que o marketing moderno é uma batalha pela fidelidade do cliente. A gestão de organização do setor educacional também deve incorporar esta filosofia, buscando a partir do conceito de marketing, tender e/ou superar as expectativas dos clientes para manter-se competitiva. O desenvolvimento deste estudo visa conhecer até que ponto as Instituições de Ensino Superior - IES: Caso UFSM, tem presente na sua trajetória a utilização do marketing, como indicador da relação entre a literatura existente e a prática implementada. Desta forma, no primeiro capítulo, consta a introdução onde se coloca o ambiente que está inserido a instituição em estudo, justificando necessidade do mesmo e o problema da pesquisa; igualmente, se apresenta os objetivos que estabelecem o rumo do trabalho. No segundo capítulo, trata-se da organização e o marketing, onde se trabalha com os conceitos de marketing, as organizações educacionais e o ensino superior. No terceiro capítulo, coloca-se a metodologia que estabelece a pesquisa, com as suas perguntas, o universo, a coleta e o tratamento de dados e situações que limitaram a pesquisa. No quarto capítulo, se dá a apresentação e análise dos dados, dispostos em quatro grandes questões de pesquisa, oportunizando conhecer o conteúdo fornecido pelos pesquisados. No quinto capítulo, encontram-se as conclusões e recomendações onde o estudo permitiu afirmar que a Instituição adota de maneira informal ações de marketing, necessitando criar uma posição formal par viabilizar "o conceito de marketing". pt_BR
dc.format.extent i, 86 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades - pt_BR
dc.subject.classification Administracao pt_BR
dc.subject.classification Marketing pt_BR
dc.title Marketing em instituições de ensino superior: caso UFSM pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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