dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Colossi, Nelson |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Morales, Ronaldo Etchechury |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T08:32:11Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T08:32:11Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188620 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81856 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Gradução em Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A avaliação das universidades vem sendo defendida como instrumento necessário para promover a qualificação institucional, promovendo a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da sua gestão. Tal questionamento é reflexo da preocupação que as pessoas, a partir de uma nova postura, vem retendo em relação aos órgãos públicos em geral. Nesse contexto insere-se este trabalho no sentido de buscar melhor conhecer o processo de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Santa Maria. A presente pesquisa levantou os fatores que na percepção de 163 docentes da UFSM interferem facilitando ou dificultando a continuidade e aperfeiçoamento do processo de Avaliação Institucional da mesma. A metodologia utilizada foi a da pesquisa descritiva, objetivando descrever as características da população em estudo com a finalidade de delinear e analisar fatos ou fenômenos isolados e as variáveis principais, ressaltando aspectos qualitativos mencionadas pela amostra estudada. Os dados obtidos demonstraram que no mínimo 79,9% e no máximo 95,7% dos fatores estudados interferem facilitando ou dificultando o processo de avaliação, destacando-se com mais de 70% os seguintes fatores: "consciência da importância da Avaliação", "a definição clara dos critérios indicadores a serem utilizados na Avaliação", "definição e divulgação das políticas da Instituição" e a "existência de Comissão Interna de Avaliação". Apesar do caráter exploratório do estudo, considera-se que os resultados permitiram construir uma imagem real da Avaliação da UFSM, dos fatores que nela interferem assim como de suas perspectivas futuras, acreditando-se que os dados obtidos sejam importantes subsídios na implementação do processo de Avaliação em andamento. |
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dc.format.extent |
ii, 145 f.| tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Administração |
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dc.subject.classification |
Professores universitarios |
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dc.subject.classification |
Percepção |
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dc.subject.classification |
Avaliação institucional |
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dc.title |
A avaliação institucional da UFSM na percepção dos seus docentes |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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