Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica

DSpace Repository

A- A A+

Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Santos, Rute Gomes dos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T08:24:17Z
dc.date.available 2012-10-19T08:24:17Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179146 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81842
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho pretende proceder uma incursão na literatura pertinente revisando elementos teóricos para aprofundamento de conhecimento, no sentido de construir um marco referencial para sustentar o projeto de pesquisa, tratando da Metodologia do Ensino Superior: o papel da Didática na articulação entre saber e prática, numa perspectiva pedagógico-epistemológica. O objetivo do trabalho é alcançar o exato equilíbrio entre a ação pedagógica e o resultado esperado, para que na construção de uma escola de qualidade se possa construir sólidas bases psicológicas nas quais vão se assentar as aprendizagens de que os alunos necessitam. Numa cuidadosa análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) buscou-se compreender os princípios da atual proposta de ação do MEC, na tentativa de transformar o modelo universitário vigente, considerando-se suas articulações com a estrutura econômico-político e ideológica do país. Neste novo contexto, o papel do professor, tornou-se muito mais relevante a partir das novas exigências sociais e tecnológicas que demandam do aluno uma formação plena e abrangente. O debate a respeito da formação do professor privilegiou dois pontos básicos: o caráter político da prática pedagógica e o compromisso do educador com as classes populares, num caminhar constante nas idéias de Paulo Freire. Procurou-se também, caracterizar os cursos e alunos do Instituto de Ensino Superior e Pesquisa - INESP UEMG, do período noturno, com o propósito de se conhecer a realidade dos alunos do curso noturno e propor novas táticas metodológicas de sala de aula pt_BR
dc.format.extent xvii, 206 f.| il.; tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Didatica pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Metodologia do ensino superior: o papel da didática na articulação entre saber e prática docente, numa perspectiva pedagógica-epistemológica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
179146.pdf 1.067Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar