Aprendizagem em organização cooperativa: um estudo de caso na Cooperjuriti

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Aprendizagem em organização cooperativa: um estudo de caso na Cooperjuriti

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Campos, Gilberto Alexandre de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T07:17:17Z
dc.date.available 2012-10-19T07:17:17Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 178621 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81731
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico pt_BR
dc.description.abstract ste trabalho tem como objetivo mostrar como o corpo gerencial de uma cooperativa percebe a aprendizagem organizacional, tomada enquanto estoque de conhecimento disponível e utilizado praticamente na resolução dos problemas e consecução dos objetivos e metas organizacionais. Utilizou-se o método de estudo de caso, com perspectiva diacrônica e nível de análise organizacional. Os procedimentos metodológicos foram exclusivamente qualitativos, visando-se obter o máximo do poder explicativo da teoria das organizações em dar conta da realidade cooperativa. A unidade de análise foi composta pelo corpo diretor com funções técnicas e gerenciais (as chefias superiores). Devido ao número reduzido da população, não foi utilizada nenhuma sistemática de amostragem. Através da técnica de entrevista, os dados foram coletados individualmente, gravados e depois transcritos ipsis literis. Para a análise e interpretação foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que a) há uma relação direta entre o tamanho das organizações cooperativas e o número de seus associados, b) a organização sempre teve uma preocupação latente em se antecipar aos seus problemas, c) a cooperativa tem pautado seu posicionamento competitivo no mercado em torno da credibilidade e da qualidade de seus produtos e d) a organização tem uma significativa propensão em tratar os problemas como se fossem rotineiros. A conclusão geral é que o corpo gerencial da cooperativa percebe a aprendizagem da organização de forma diferenciada pt_BR
dc.format.extent 174 f| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Cooperativismo pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Cooperativas pt_BR
dc.subject.classification Organização pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Negocios pt_BR
dc.subject.classification Organização e administração pt_BR
dc.title Aprendizagem em organização cooperativa: um estudo de caso na Cooperjuriti pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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