dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Campos, Gilberto Alexandre de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T07:17:17Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T07:17:17Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
178621 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81731 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
ste trabalho tem como objetivo mostrar como o corpo gerencial de uma cooperativa percebe a aprendizagem organizacional, tomada enquanto estoque de conhecimento disponível e utilizado praticamente na resolução dos problemas e consecução dos objetivos e metas organizacionais. Utilizou-se o método de estudo de caso, com perspectiva diacrônica e nível de análise organizacional. Os procedimentos metodológicos foram exclusivamente qualitativos, visando-se obter o máximo do poder explicativo da teoria das organizações em dar conta da realidade cooperativa. A unidade de análise foi composta pelo corpo diretor com funções técnicas e gerenciais (as chefias superiores). Devido ao número reduzido da população, não foi utilizada nenhuma sistemática de amostragem. Através da técnica de entrevista, os dados foram coletados individualmente, gravados e depois transcritos ipsis literis. Para a análise e interpretação foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que a) há uma relação direta entre o tamanho das organizações cooperativas e o número de seus associados, b) a organização sempre teve uma preocupação latente em se antecipar aos seus problemas, c) a cooperativa tem pautado seu posicionamento competitivo no mercado em torno da credibilidade e da qualidade de seus produtos e d) a organização tem uma significativa propensão em tratar os problemas como se fossem rotineiros. A conclusão geral é que o corpo gerencial da cooperativa percebe a aprendizagem da organização de forma diferenciada |
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dc.format.extent |
174 f| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Cooperativismo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cooperativas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Organização |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Negocios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Organização e administração |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem em organização cooperativa: um estudo de caso na Cooperjuriti |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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