dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Michels, Glaycon |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Resende, Rosenilce Mourão Gontijo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T06:31:58Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T06:31:58Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192180 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81656 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo aborda questões relativas ao processo ensino/aprendizagem, focalizando o ensino da Enfermagem. As teorias pedagógicas e estudos de processos de aprendizagem que dão sustentação às posturas dos educadores são descritas com destaque nos pensamentos pedagógicos de Jean Piaget, Paulo Freire, Frederick Skinner e Roger Schank. O sistema educacional inserido no amplo contexto do mundo globalizado, informatizado e repleto de desigualdades sociais é analisado como plataforma de desenvolvimento do exercício da Enfermagem e sua práxis formadora de novos profissionais. Esta pesquisa reforça a defesa de que a base do ensino da Enfermagem deve ser direcionada por práticas pedagógicas centradas no educando, com características crítico-reflexivas, voltadas para a autonomia do sujeito sob seu amplo desenvolvimento profissional e pessoal. O trabalho descreve uma experiência de ensino de um tema pontual, "Controle das Doenças Diarréicas", como exemplo prático da vivência pedagógica proposta, mostrando seus resultados e significados enquanto processo de ensino/aprendizagem. |
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dc.format.extent |
165 f.| tabs. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem |
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dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
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dc.title |
Uma proposta pedagógica para o ensino da enfermagem aberta ao século xxi: Rosenilce Mourão Gontijo Resende ; orientador, Glaycon Michels |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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