dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santos, Neri dos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ribeiro, Cláudia Pimentel Bueno |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T06:31:26Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T06:31:26Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
186804 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81655 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na atualidade, o ensino de Desenho Técnico encontra grande barreira não só por parte do aluno, que não consegue visualizar o problema proposto, mas também por parte do professor, que se encontra limitado pelo uso exclusivo do quadro negro (duas dimensões). A presente pesquisa ateve-se na experimentação de um novo material didático elaborado a partir das dificuldades de aprendizagem de alunos do primeiro ano de engenharias na disciplina de Desenho Técnico, objetivando a melhoria de sua visualização tridimensional/espacial, através de um estudo comparativo realizado com seis turmas-piloto. Três turmas foram trabalhadas com o referido material e as outras três desenvolveram o programa curricular normal durante o ano letivo de 2000. Além da observação dos resultados e apreciação deste material, foi registrado paralelamente o aproveitamento acadêmico dos alunos envolvidos. Os resultados auferidos demonstram que houve um rendimento maior no grupo que vivenciou as atividades propostas no material aplicado. |
pt_BR |
dc.format.extent |
XIII, 135 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenho técnico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Material didatico |
pt_BR |
dc.title |
Melhoria da qualidade no ensino/aprendizagem do desenho técnico para engenharias: aplicação de um novo material de apoio didático |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |