Educação física na busca da excelência humana e acadêmica

DSpace Repository

A- A A+

Educação física na busca da excelência humana e acadêmica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Michels, Glaycon pt_BR
dc.contributor.author Pastre, Marcelo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T06:28:06Z
dc.date.available 2012-10-19T06:28:06Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 191155 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81649
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo buscou desenvolver um projeto educativo, através do estudo do Paradigma da Pedagogia Inaciana, Paradigma da Complexidade, Projeto Pedagógico do Colégio Nossa Senhora Medianeira e a Educação Física. Dentro de uma ambigüidade do ser humano ser e ter um corpo e de uma ciência da e para a ação, a Educação Física foi estruturada dentro deste projeto, como uma Educação do e para o corpo. Neste sentido, a aula de educação física passaria a tratar do conhecimento sobre o e para o corpo, não necessariamente em movimento, com seus limites e possibilidades, nas diferentes implicações do corpo em suas relações consigo, com os outros e com o mundo. Na visão da complexidade, entendendo o homem como um ser bio-psico-social, a Educação Física passaria a ter o papel de formar um sujeito capaz de se auto-organizar e de estabelecer relações com o outro, transformando-se continuamente. Através dos pressupostos da Pedagogia Inaciana, a Educação Física, poderia proporcionar uma relação do ser humano, consigo, com os outros e com o mundo: contextualizando seu corpo em relação ao mundo e aos demais, vivenciando experiências corporais, refletindo sobre o seu corpo, colocando em ação e movimento o seu corpo e o ser humano avaliando este seu corpo em relação ao todo, as partes e a sí mesmo. Tendo como "pano de fundo" esta abordagem de educação do e para o corpo, a Educação Física poderá ter seu espaço dentro da escola, integrando-se ao processo educativo e pedagógico, na busca da excelência humana e acadêmica a Educação Física assumiria o papel de formar o aluno, em seu todo, proporcionando uma educação do e para o corpo. pt_BR
dc.format.extent xi, 89 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Projeto pedagógico pt_BR
dc.title Educação física na busca da excelência humana e acadêmica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
191155.pdf 192.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar