Educação física na busca da excelência humana e acadêmica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação física na busca da excelência humana e acadêmica

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Michels, Glaycon pt_BR
dc.contributor.author Pastre, Marcelo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T06:28:06Z
dc.date.available 2012-10-19T06:28:06Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 191155 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81649
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo buscou desenvolver um projeto educativo, através do estudo do Paradigma da Pedagogia Inaciana, Paradigma da Complexidade, Projeto Pedagógico do Colégio Nossa Senhora Medianeira e a Educação Física. Dentro de uma ambigüidade do ser humano ser e ter um corpo e de uma ciência da e para a ação, a Educação Física foi estruturada dentro deste projeto, como uma Educação do e para o corpo. Neste sentido, a aula de educação física passaria a tratar do conhecimento sobre o e para o corpo, não necessariamente em movimento, com seus limites e possibilidades, nas diferentes implicações do corpo em suas relações consigo, com os outros e com o mundo. Na visão da complexidade, entendendo o homem como um ser bio-psico-social, a Educação Física passaria a ter o papel de formar um sujeito capaz de se auto-organizar e de estabelecer relações com o outro, transformando-se continuamente. Através dos pressupostos da Pedagogia Inaciana, a Educação Física, poderia proporcionar uma relação do ser humano, consigo, com os outros e com o mundo: contextualizando seu corpo em relação ao mundo e aos demais, vivenciando experiências corporais, refletindo sobre o seu corpo, colocando em ação e movimento o seu corpo e o ser humano avaliando este seu corpo em relação ao todo, as partes e a sí mesmo. Tendo como "pano de fundo" esta abordagem de educação do e para o corpo, a Educação Física poderá ter seu espaço dentro da escola, integrando-se ao processo educativo e pedagógico, na busca da excelência humana e acadêmica a Educação Física assumiria o papel de formar o aluno, em seu todo, proporcionando uma educação do e para o corpo. pt_BR
dc.format.extent xi, 89 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Projeto pedagógico pt_BR
dc.title Educação física na busca da excelência humana e acadêmica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
191155.pdf 192.3Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar