Abstract:
|
A dissertação procura mostrar que as instituições de ensino, principalmente as de ensino tecnológico, sentem a necessidade de se manterem atualizadas frente às transformações da sociedade na forma de viver, trabalhar, pensar e conviver, provocadas pela informática e telecomunicações. A interação, buscada pela Escola-Empresa, é um fator fundamental, para que o ensino venha a corresponder com a realidade do mercado, proporcionando um intercâmbio constante entre elas. E diante disto, a Escola deve acompanhar o seu egresso dentro da Empresa, a fim obter elementos para poder avaliar periodicamente o seu ensino. No trabalho, também, constam as experiências de algumas instituições nacionais e internacionais de formação profissional, mostrando que o acompanhamento de egressos é um mecanismo indispensável no processo de avaliação do ensino que ofertam. Além disso, mostra o Sistema de Acompanhamento de Egressos, desenvolvido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - CEFET-PR, e relata as experiências da utilização acontecidas no CEFET-PR - Unidade de Curitiba |