dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lopez Vaca, Oscar Ciro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lopes, Glauco dos Santos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T05:39:43Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T05:39:43Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
186796 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81575 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta a importância dos ambientes virtuais de ensino, voltados à educação conectada, focando os aspectos estruturais e tecnológicos que envolvem a construção destes. Definiu-se um modelo, com o objetivo de mostrar como os ambiente virtuais de ensino devem ser planejados e desenvolvidos, bem como as tecnologias que devem ser utilizadas na sua construção. Foi feita uma análise do ambiente da Universidade Virtual Brasileira - UVB, a fim de compará-lo ao modelo proposto. Analisou-se as ferramentas e recursos que devem compor os ambientes virtuais de aprendizagem; os fatores que fizeram da Internet um ambiente propício à prática educacional; as questões relacionadas ao comportamento do professor e do aluno, bem como as principais iniciativas nacionais e internacionais. No desenvolvimento abordou-se a questão da estruturação e das tecnologias adequadas. Ao final do estudo, concluiu-se que os ambientes virtuais de ensino devem ser construídos sobre uma arquitetura modular que permita a apresentação, o controle de acesso aos conteúdos e às áreas de aprendizagem por parte dos usuários. |
pt_BR |
dc.format.extent |
XIV, 143 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Ambientes virtuais de ensino: aspectos estruturais e tecnológicos |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |