dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Benakouche, Tamara |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Tavolieri Filho, Renato |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T05:30:41Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T05:30:41Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
180139 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81561 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação convida a educação a abrir-se à percepção de um homem não fragmentado em suas múltiplas capacidades sensíveis e inteligentes, ao mesmo tempo em que enfatiza, na formação do educador, que este seja em si mesmo a prática viva de uma nova teoria lógico-sensível-emotiva integrada. Buscando estabelecer uma dimensão articulada ético-estético e crítico-sociológica como viabilizadora de um educar que promova o desenvolvimento onilateral da personalidade, descobre a sensibilidade empática como um dos pontos centrais desse processo. Através da pesquisa efetuada com entrevistas junto a educadores, professores de cursos de Pedagogia e psicólogos, busca aquilatar a realidade da formação de educadores frente à proposta de redefinição da educação que contempla um humano em que o emocional se une ao racional em igualdade de importância. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educadores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empatia |
pt_BR |
dc.title |
A escola do sentir: a aliança entre o racional e o emocional |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |