Critérios para a análise de ferramentas computacionais de apoio à aprendizagem cooperativa

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Critérios para a análise de ferramentas computacionais de apoio à aprendizagem cooperativa

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Edla Maria Faust pt_BR
dc.contributor.author Arriada, Mônica Carapeços pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T05:06:27Z
dc.date.available 2012-10-19T05:06:27Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181160 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81528
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação pt_BR
dc.description.abstract Atualmente percebe-se um grande destaque, tanto no setor empresarial quanto educacional, ao desenvolvimento de habilidades como senso crítico, dinamismo, criatividade, expressão pessoal, capacidade de trabalhar em grupo, entre outros. Devido a esse fato freqüentemente se ouve diálogos sobre a importância da cooperação, aprendizagem cooperativa (AC) e trabalho em equipe. Apesar das tecnologias computacionais potencializarem essas relações existem muitas dificuldades na utilização adequada destas. Dentre estas dificuldades destacamos a falta de uma compreensão mais ampla da importância da cooperação e de como promovê-la. Os estudos encontrados na literatura disponível são ainda insuficientes para orientar adequadamente o desenho e a utilização de recursos computacionais para o apoio à AC. Dentro dessa problemática, buscou-se identificar diferentes possibilidades de organização das atividades de aprendizagem - a fim de promover condições favoráveis a interações cooperativas - e relacionar essas atividades com recursos computacionais adequados às suas características específicas e necessidades. Os resultados da pesquisa realizada foram sintetizados em duas taxionomias: i) taxionomia para a análise de ferramentas de apoio à aprendizagem cooperativa e; ii) taxionomia para as formas de organização das atividades de aprendizagem cooperativa apoiadas por computador. A principal contribuição trazida por este trabalho, por meio das taxionomias mencionadas, é apresentar uma fonte concisa dos principais critérios de observação na preparação e encaminhamento de atividades de aprendizagem cooperativa quando apoiadas por computador. Estes critérios são importantes aos educadores pois orientam o planejamento das atividades e a avaliação e escolha de recursos computacionais para o apoio às mesmas. Por outro lado o benefício trazido aos desenvolvedores é uma compreensão mais elaborada dos processos envolvidos em diferentes atividades de AC, contribuindo para o design e implementação de ferramentas mais eficientes e de utilização mais simples e intuitiva. pt_BR
dc.format.extent x, 108 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Cooperação pt_BR
dc.subject.classification Grupos de trabalho pt_BR
dc.title Critérios para a análise de ferramentas computacionais de apoio à aprendizagem cooperativa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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