Hoje, um jovem reporter. Amanhã um cidadão consciente: um estudo sobre a dinâmica e ação comunicativa do projeto "EM vai às aulas"

DSpace Repository

A- A A+

Hoje, um jovem reporter. Amanhã um cidadão consciente: um estudo sobre a dinâmica e ação comunicativa do projeto "EM vai às aulas"

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Ventura, Adriano de Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T04:53:52Z
dc.date.available 2012-10-19T04:53:52Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 187814 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81515
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnoógico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract No limiar deste novo milênio, o homem está diante do espetáculo da comunicação e informação, frente aos avanços da tecnologia, às voltas de uma nova cultura. É a cultura do ciberespaço, a ser conquistado por todos, mas também, por aqueles que trazem consigo a missão educativa, a semente do ensino e da partilha. Analisar o universo da Educação, frente aos novos desafios da modernidade, foi objeto desta pesquisa; sobretudo, levando em conta os novos mecanismos de aprendizagem que estão à disposição dos educadores. Uma dessas ferramentas são os programas de NIE (Newspaper in Education). Tais iniciativas possibilitam que estudantes tenham acesso a um novo estilo de aprendizagem, conhecendo o mundo através das notícias, e, mais ainda, colaborando na efetivação de uma consciência crítica e mais participativa. Este trabalho pôde comprovar a ação e atuação desses novos programas, em especial o projeto encampado pelo jornal Estado de Minas, com o seu "EM vai às aulas". A interação entre aluno/professor facilita o rompimento do divórcio entre educador e aprendiz, sustentando, também, a efetivação do novo profissional, chamado Educomunicador. No entanto, este mesmo protagonista educativo tem o encargo de buscar novas formas de aprender e ensinar. Por isso, este trabalho conclui com singular atenção nas perspectivas de ação do referido programa, mas atenta para a necessidade de efetivação no uso das técnicas modernas de interação, como a Internet, ou mesmo, a criação e uso de recursos tecnológicos para o programa "EM vai às aulas", seja proporcionando aportes, incluindo o uso do CD-ROM, ou mesmo, incrementando as atividades junto aos professores, que são um dos principais entusiastas e atores para o bom êxito do programa. pt_BR
dc.format.extent ii, 142 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Jornais pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Comunicação pt_BR
dc.title Hoje, um jovem reporter. Amanhã um cidadão consciente: um estudo sobre a dinâmica e ação comunicativa do projeto "EM vai às aulas" pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
187814.pdf 20.00Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar