Estratégia mercadológica visando melhor ocupação dos hotéis situados na região norte da Ilha de Santa Catarina no período da baixa temporada

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estratégia mercadológica visando melhor ocupação dos hotéis situados na região norte da Ilha de Santa Catarina no período da baixa temporada

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Queiroz, Antonio Diomario de pt_BR
dc.contributor.author Bresolin, Mauro Luiz. pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T04:42:12Z
dc.date.available 2012-10-19T04:42:12Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185508 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81497
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma estratégia mercadológica, visando oferecer alternativa para superar a pouca ocupação da capacidade de hospedagem existente nos empreendimentos hoteleiros da região norte da Ilha de Santa Catarina durante a baixa temporada, com suas conseqüentes perdas em capital e trabalho. Os estudos realizados propõem a ocupação dessa capacidade de hospedagem na baixa temporada, por meio de uma gestão de custos diferenciada e pela prática de preços reduzidos de vendas, com o repasse de toda a economia de operação ao cliente, transferindo a realização do lucro da atividade para o período de alta temporada. Com a prática de valores de venda competitivos, obtém-se a ocupação anual do empreendimento hoteleiro, possibilitando a manutenção de sua estrutura de funcionamento e sua operacionalidade, tanto de mão-de-obra treinada e capacitada como de seus equipamentos e sua funcionalidade. Pretende-se, assim, viabilizar o empreendimento durante todo o ano evitando a dependência da alta temporada, o que permitirá que o lucro conseguido durante a alta temporada fique retido na empresa para seu benefício e crescimento, de modo a prescindir de seu uso para a manutenção do empreendimento durante o período de baixa temporada. Assim, a ocupação sazonal seria transformada em ocupação contínua, com o conseqüente desenvolvimento de uma atividade turística sustentada, tornando a região um pólo turístico gerador de divisas, com oferta de empregos e serviços de modo continuado e crescente, o que viabilizaria a criação de estruturas que resultem no constante aperfeiçoamento da qualidade dos serviços turísticos ofertados. Palavras chave: estratégia mercadológica, gestão de custos, valor de venda competitivo This study presents a market performance strategy that aims to overcome the accommodation inoccupation capacity during the low season of the hotel enterprises located in the north region of Santa Catarina Island, as well as, the capital and work losses resulting from this fact. It presents an occupation proposal of the accommodation capacity during the low season through cost management and reduced sale price practice, transferring all the operation economy to the client and the activity profit to the high season period. The practice of competitive sale values permits the occupation of hotel enterprises, keeping their operation and execution structures active regarding not only the trained staff and capacity but also the equipment and functionality. This study intends to show the workability of the enterprises during a continued period, which is not dependent on the high season. Such approach allows the profit obtained during the high season to be used in the company development and benefit and not in the maintenance of the busines during the low season. Thus, the seasonal occupation will be transformed into a continuous occupation, focusing the resulting development of a sustainable tourism activity, wich will characterize the region as an important pole that generates resources, job offers and services. The use of such continuous and increasing pattern, allows the creation of structures that will result into a constant improvement in the quality of the offered tourism services. pt_BR
dc.format.extent IX, 134 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Industria hoteleira pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina, Ilha de (SC) pt_BR
dc.subject.classification Turismo pt_BR
dc.subject.classification Empreendimentos pt_BR
dc.title Estratégia mercadológica visando melhor ocupação dos hotéis situados na região norte da Ilha de Santa Catarina no período da baixa temporada pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
185508.pdf 8.308Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar