dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapa, Jair dos Santos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sturion, Leonardo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T04:37:12Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T04:37:12Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
182947 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81490 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os exames vestibulares têm-se mostrado ineficazes para avaliar as competências, habilidades e aptidões dos candidatos ao Ensino Superior. Este trabalho apresenta um "Novo Processo de Admissão" alternativo, baseado nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O "processo" tem duas fases: a primeira, que seleciona os candidatos por conhecimento; a segunda, que classifica por vocação. A pesquisa é de caráter descritivo, abrangendo quantitativamente o banco de dados do ENEM. O "processo" proposto é ilustrado com os resultados dos exames vestibulares da Universidade Federal do Paraná, realizados no ano de 2000. Os resultados empíricos mostram que o "Novo Processo de Admissão" proposto traz maior eqüidade social sem prejuízo da qualidade dos alunos admitidos. Com este trabalho é oferecida às instituições brasileiras de Ensino Superior uma metodologia para admissão de alunos: (i) que contempla as competências e habilidades necessárias ao ensino superior; (ii) que leva em consideração a vocação dos candidatos; (iii) que torna socialmente mais eqüitativa a competição entre os candidatos de todas as classes sociais e, (iv) que apresenta viabilidade econômica para as instituições de ensino superior. |
pt_BR |
dc.format.extent |
XI,96+47f.| tabs., grafs., quadros. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Exame vestibular |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ingresso |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Exame de admissao |
pt_BR |
dc.title |
Um instrumento de seleção e classificação de candidatos à admissão a uma instituição de ensino superior |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |