Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática

DSpace Repository

A- A A+

Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Kopittke, Bruno Hartmut pt_BR
dc.contributor.author Lopes, Paulo da Costa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T04:24:39Z
dc.date.available 2012-10-19T04:24:39Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181153 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81473
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract A formação de administradores está, hoje, sob a tensão natural provocada pelo crescente ritmo das mudanças e conseqüente aumento da incerteza e risco no ambiente dos negócios. Alguns indicadores como, por exemplo, o desempenho médio dos estudantes no Exame Nacional de Cursos, e a própria experiência empírica, têm evidenciado algumas fragilidades importantes no processo de formação desses profissionais, em grande parte reflexos dos problemas existentes nos projetos pedagógicos dos cursos de administração do País. Desenvolveu-se, portanto, este estudo, através de pesquisa participante em conjunto com a comissão de currículo do Colegiado do Curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Nele, a partir de um processo de levantamento, analise e reflexão, buscou-se compreender as razões centrais da existência dessas fragilidades, desenvolveu-se uma metodologia para definir o perfil do profissional e formulou-se uma estrutura alternativa inovadora para a formação de administradores. Uma estrutura constituída de quatro grandes módulos de formação, cada um subdividido em focos temáticos seqüenciados, apoiados na noção de processos. Desenvolveu-se, ainda, como prática didático-pedagógica essencial associada à estrutura de formação proposta, um laboratório dedicado de administração e negócios, baseado na tecnologia de jogos de empresas e concebido para funcionar integralmente no ambiente da internet. A premissa fundamental era que tais proposições pudessem possibilitar a superação das fragilidades identificadas na formação profissional do administrador e proporcionassem uma formação de qualidade superior com o provimento de determinados conjuntos de habilidades adequadas ao atual ambiente de negócios. A análise qualitativa feita pela comissão de currículo da UEL em relação à estrutura de formação profissional e ao laboratório, como resultado deste estudo, associada às considerações argumentativas delineadas no trabalho, em especial na sua conclusão, e ainda, os testes realizados em diversos módulos do laboratório junto a alunos da graduação e pós-graduação lato sensu, indicaram as propostas como consistentes e adequadas para embasar a formação de administradores, contribuindo para reduzir as fragilidades atualmente existentes. pt_BR
dc.format.extent ix, 210 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Administradores pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Jogos (Administração) pt_BR
dc.subject.classification Gestao de negocios pt_BR
dc.subject.classification Simulação (Computadores) pt_BR
dc.title Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
181153.pdf 2.132Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar