A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtual

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A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtual

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Lacerda, Avâner Conceição de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T04:18:36Z
dc.date.available 2012-10-19T04:18:36Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185503 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81464
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O desenvolvimento das tecnologias educacionais e a formação docente sempre chamou a atenção de todos os estudiosos da área, no sentido de que, mudanças constantes, são necessárias para atender as transformações culturais e sociais que ocorrem na sociedade. Admite-se que o sucesso da educação, ou melhor o sucesso de cada aluno, depende, em grande parte, do aperfeiçoamento constante do professor. Evidentemente professores mais atualizados são mais abertos às mudanças, são mais criativos, buscam novas formas para ensinar, evitando comportamentos e verdades cristalizadas que distanciam a escola do que se espera dela.O trabalho de educar com competência, dada a sua complexidade, requer dos professores o aprofundamento da base de conhecimentos, a revisão de conceitos, o acompanhamento do desenvolvimento tecnológico, a reflexão e a pesquisa como ferramentas para a manutenção ou alteração de decisões pedagógicas. Os cursos de formação de professores, chamados de licenciaturas de uma maneira geral, são responsáveis pela formação do "professor educador", para cada área específica. Nestes últimos anos, estes cursos têm passado por grandes discussões, chegando-se a conclusão de que há urgente necessidade de mudanças, uma vez que a função social da escola toma, nesta virada de século, outros rumos. Partindo da premissa que educador é aquele que educa, ou seja aquele que pratica a educação, se conclui que para alguém ser educador é preciso saber educar, ou seja ele precisa dominar os saberes implicados na ação educativa, e a relação desses saberes com o desenvolvimento da tecnologias educacionais. Sendo a educação um fenômeno específico da natureza humana, historicamente, a origem dela se confunde com a origem do próprio homem, que com sua inteligência a transformou e continuou até os dias atuais desenvolvendo novas teorias e reflexões em torno do assunto, fazendo uso de várias tecnologias para facilitar a aprendizagem e a vida do homem. A educação pertence ao âmbito da produção não material, tem a ver com idéias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes e habilidades que se adicionadas ao desenvolvimento tecnológico produzem efeitos mais rápidos e eficazes. Consequentemente o ato educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. O educador está sempre em formação contínua, pois o homem não se faz homem naturalmente, ele não nasce sabendo sentir, pensar, agir, avaliar, para isto é preciso aprender, o que implica em um trabalho educativo atualizado moderno e permanente. O fenômeno educativo atingiu um caráter institucionalizado se revelando no surgimento da escola, que vai se transformando lentamente ao longo da história e se responsabilizando pela formação de novos educadores. À escola cabe trabalhar além dos conhecimentos produzidos pela ciência e sistematizados pelas teorias, os fundamentos da educação e os princípios e valores da humanidade, em um processo contínuo atualizado e moderno envolvendo sobretudo o espírito de pesquisa constante, que estimule a criação cultural, o envolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo e suscite o desejo permanente de um desenvolvimento possível, dentro de uma sociedade globalizada pt_BR
dc.format.extent xix, 169 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Novas tecnologias pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title A história da tecnologia na educação: do quadro de giz à realidade virtual pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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