Avaliação do curso de Mestrado em Educação em Saúde - MES com base no modelo MCDA - Multicreteria Decision Aid

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Avaliação do curso de Mestrado em Educação em Saúde - MES com base no modelo MCDA - Multicreteria Decision Aid

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ensslin, Leonardo pt_BR
dc.contributor.author Jucá, Raquel Weyne pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T04:09:02Z
dc.date.available 2012-10-19T04:09:02Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185756 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81448
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Situações envolvendo tomada de decisão, têm merecido destaque cada vez maior na vida das pessoas, empresas e organizações diversas. Como conseqüência da globalização, tornando a sobrevivência cada dia mais difícil devido a intensa competitividade, perder espaço e dinheiro por conta de decisões mal tomadas, não deve fazer parte do cotidiano das pessoas. Sendo assim, metodologias que apóiam e dão suporte aos processos de tomada de decisão, tornando-os cientificamente fundamentados e, assim sendo, mais prováveis de conduzirem a resultados mais satisfatórios, constituem-se em ferramentas de grande utilidade. Como o curso de Mestrado em Educação em Saúde - MES é pioneiro no Brasil, a coordenadora encontrou uma série de dificuldades no sentido de analisar e melhorar o perfil do curso. Decidiu-se, então, fazer uma avaliação com base no modelo Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA, objetivando identificar ações para o seu aperfeiçoamento. Utilizando uma fundamentação teórica baseada na orientação construtivista, em que o caminho a ser seguido não é pré-determinado, nem prescrito e sim recomendado e dialeticamente construído de modo interativo, o modelo seguiu uma seqüência de fases, iniciando-se pela definição da problemática em direção à geração de ações para o aperfeiçoamento do curso. Com base na visão da decisora, o modelo foi capaz de oferecer à Administração da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, um quadro contextual de referência para orientar o processo de tomada de decisões a curto, médio e longo prazo. Além da aplicação desse procedimento em situação concreta, o estudo sugeriu caminhos para a legitimação do processo de geração de conhecimentos, obtidos através do modelo MCDA. pt_BR
dc.format.extent ii, 233 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Construtivismo pt_BR
dc.subject.classification Processo decisorio por criterio multiplo pt_BR
dc.title Avaliação do curso de Mestrado em Educação em Saúde - MES com base no modelo MCDA - Multicreteria Decision Aid pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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