O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição

DSpace Repository

A- A A+

O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição

Show full item record

Title: O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição
Author: Rezende, Maria José Gonçalves
Abstract: A força deste trabalho consiste na validação do computador, enquanto recurso tecnológico, capaz de potenciar a aprendizagem de alunos portadores de limitações cognitivas. Para isto, investiga-se a relação da criança especial com o computador e a mediação do professor, devidamente preparado, para o ensino especial. Como conclusão, pretende-se demonstrar que a recuperação e a reabilitação dos portadores de limitações intelectuais serão facilitadas utilizando-se o computador como ferramenta pedagógica com o suporte do professor mediador. Os resultados da pesquisa permitem concluir que são necessárias a produção de situações que promovam o envolvimento do aluno com a atividade informática, a criação de um clima de cooperação, compromisso, responsabilidade, liberdade e, essencialmente, a aceitação do portador de deficiências pela sociedade na qual ele se encontra inserido.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81432
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
187033.pdf 1.735Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar