dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Lenzi, Arcanjo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Carmo, Micael Gianini Valle do |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T03:02:01Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T03:02:01Z |
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dc.date.issued |
2012-10-19T03:02:01Z |
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dc.identifier.other |
271252 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81391 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológio, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2009. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A principal fonte de ruído e de vibrações em sistemas domésticos de refrigeração é o compressor. Um grande esforço da indústria e dos pesquisadores nesta área tem sido direcionado visando à atenuação dos níveis de vibração e, conseqüentemente, de ruído destes sistemas, nos quais o compressor continua sendo a principal fonte geradora de ruído e vibrações. Os compressores herméticos são geralmente constituídos de um conjunto interno, que contem um motor elétrico e um compressor alternativo de único pistão, ligado a carcaça através de uma suspensão de quatro molas, parcialmente mergulhadas em lamina de óleo lubrificante, e através do tuba de descarga. Pelos mecanismos básicos geradores de vibrações observa-se que os principais meios de propagação de energia vibratória são o tubo de descarga, as molas de suspensão e o gás que ocupa a cavidade. A carcaça e a irradiadora final do ruído. A abordagem fundamental deste trabalho e o fluxo de energia vibratória do conjunto moto-compressor para a carcaça através das molas de suspensão, utilizando-se o método dos elementos finitos através do software comercial MSC/PATRAN 9.0 e MSC/NASTRAN 70.5. As quantidades de energia total e por cada tipo de esforço que fluem através das molas foram calculadas, e os efeitos das alterações na geometria da carcaça na sua media espacial quadrática da velocidade foram analisados. As relações entre as excitações transversais e longitudinais nas molas com as medias espaciais da velocidade da carcaça também são apresentadas e analisadas. A carcaça foi modelada por elementos de placa quadrangulares, as molas por elementos de viga e o volume de óleo como uma matriz de massa acoplada a fronteira da carcaça. Experimentos foram conduzidos de modo a validar os modelos. |
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dc.format.extent |
XI, 116 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Engenharia mecânica |
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dc.subject.classification |
Compressores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Vibração |
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dc.subject.classification |
Compressores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ruido |
pt_BR |
dc.title |
Fluxo de energia vibratória do conjunto moto-compressor para a carcaça através das molas de suspensão |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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