dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Paladini, Edson P. (Edson Pacheco) |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sommer, Simone Meister |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T22:26:39Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T22:26:39Z |
|
dc.date.issued |
1999 |
|
dc.date.submitted |
1999 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
151461 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81060 |
|
dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho busca desenvolver uma metodologia para avaliação e melhoria do processo da gestão da qualidade em empresas de qualquer natureza ou porte. O modelo compõe-se de três etapas: análise, diagnóstico e melhoria da gestão da qualidade. Na primeira etapa realiza-se uma análise global da qualidade implantada na empresa, considerando-se os seis primeiros critérios do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade): liderança; planejamento estratégico; foco no cliente e no mercado; informação e análise; gestão de pessoas; e gestão de processos. A segunda etapa inicia a partir do tratamento das informações coletadas e da transformação destas em pontuação, chegando-se ao diagnóstico da gestão da qualidade estabelecida na empresa. A terceira etapa preocupa-se em identificar as oportunidades de melhoria, no que diz respeito à gestão da qualidade, considerando-se aqueles itens que estão abaixo do ideal. Para concretizar-se a implantação da metodologia, construiu-se um software, utilizando o MS ACCESS 97, que permite a operacionalização das duas primeiras etapas da metodologia. Analisou-se a viabilização do programa e da metodologia, aplicando-se estes em duas pequenas empresas, quando a utilização dos mesmos revelou-se eficiente, simples e bastante útil, contribuindo para a manutenção e melhoria da gestão da qualidade nas empresas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, [106]f.| il., tabs. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestao da qualidade total |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestao da qualidade total |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.title |
Uma metodologia para avaliação e melhoria do processo de gestão da qualidade nas empresas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |