Vocabulary acquisition through reading: strategies to facilitate brazilian fifth grade efl student's vocabulary learning /

DSpace Repository

A- A A+

Vocabulary acquisition through reading: strategies to facilitate brazilian fifth grade efl student's vocabulary learning /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tomitch, Leda Maria Braga pt_BR
dc.contributor.author Donato, Rosa Maria Beal pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T21:25:49Z
dc.date.available 2012-10-18T21:25:49Z
dc.date.issued 1999
dc.date.submitted 1999 pt_BR
dc.identifier.other 175249 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80968
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo buscou investigar o efeito facilitador de duas estratégias de aquisição de vocabulário: "Verbal Imagery Mnemonics" e "Guessing from Context" na retenção de vocabulário em inglês como língua estrangeira, bem como na compreensão da leitura de alunos brasileiros frequentando a quinta série do primeiro grau. Os alunos investigados eram iniciantes no estudo de inglês, matriculados em três diferentes quintas séries do Centro Educacional Vidal Ramos Jr., uma escola pública estadual, em Lages, Santa Catarina. O método adotado neste estudo consistiu de: (1) uma entrevista escrita com os sujeitos e seus respectivos professores de inglês, objetivando a seleção de sujeitos que estivessem estudando esta língua pela primeira vez e (2) cinco testes escritos, um aplicado imediatamente após a leitura do texto para verificar a compreensão do mesmo, e outros quatro, aplicados uma semana após a leitura do texto, visando checar a habilidade destes alunos em reconhecer e traduzir as palavras chaves do texto, tanto em lista quanto em sentenças, e reter informação a respeito do texto lido. Os resultados deste estudos tendem a confirmar a visão de pesquisadores que defendem a existência de uma relação íntima entre conhecimento vocabular e compreensão de textos e a importância do conhecimento vocabular e (2) indicam um certo equilíbrio entre a utilidade de ambas as estratégias (Verbal Imagery Mnemonics e Guessing from Context) no que tange ao efeito facilitador destas mesmas estratégias na retenção de palavras desconhecidas em inglês e na compreensão de texto destes alunos de quinta série. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Aquisição da segunda linguagem pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa - pt_BR
dc.subject.classification Aquisição pt_BR
dc.subject.classification Vocabulario pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Aquisição pt_BR
dc.subject.classification Vocabulario pt_BR
dc.subject.classification Testes de vocabulario pt_BR
dc.title Vocabulary acquisition through reading: strategies to facilitate brazilian fifth grade efl student's vocabulary learning / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
175249.pdf 1.808Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar