Avaliação experimental da redução do fluxo de massa em tubos capilares pela deposição de óleo éster

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Avaliação experimental da redução do fluxo de massa em tubos capilares pela deposição de óleo éster

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Melo, Claudio pt_BR
dc.contributor.author Marcinichen, Jackson Braz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T14:07:59Z
dc.date.available 2012-10-18T14:07:59Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 180880 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80428
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica pt_BR
dc.description.abstract Com o aparecimento da crise do ozônio e posteriormente da crise do aquecimento global, as indústrias de refrigeração foram forçadas a substituir o refrigerante CFC12 pelo refrigerante HFC134a. No entanto, a baixa miscibilidade/solubilidade do HFC134a nos óleos minerais até então utilizados, fez com que surgissem os óleos éster. Sistemas de refrigeração com HFC134a e óleo éster passaram então a ser comercializados universalmente. Como conseqüência começaram a surgir problemas de entupimento de tubos capilares por substâncias orgânicas. Tais substâncias (contaminantes) podem ser geradas no compressor através da deterioração química do refrigerante e do óleo ou podem se fazer presentes no sistema através de resíduos do processo de manufatura. Apesar do forte impacto tecnológico deste problema, raros são os trabalhos que podem ser encontrados na literatura abordando este assunto. Na maioria, estes trabalhos limitam-se a reportar resultados de testes de vida, quando um certo compressor é colocado a operar com uma certa concentração de contaminante, e a redução do fluxo de massa é monitorada ao longo do tempo através de testes padronizados utilizando nitrogênio. O presente trabalho, de caráter inédito, procura isolar e estudar os efeitos das variáveis independentes (pressão na entrada do capilar, grau de subresfriamento, tipo de óleo, concentração de óleo, diâmetro e comprimento do capilar) sobre a variável dependente (fluxo de massa). Nesta primeira etapa o efeito do contaminante não será considerado. Para tanto tornou-se necessário construir uma bancada experimental com controle completo de todas as variáveis envolvidas no processo. Os resultados dos testes mostraram que tanto o tipo de óleo como a concentração de óleo no refrigerante, provocam uma redução significativa do fluxo de massa, o que leva a crer que muitos dos problemas creditados a presença de contaminantes são na realidade causados pela presença única e exclusiva de óleo éster no sistema. pt_BR
dc.format.extent xxiii, 181 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia mecânica pt_BR
dc.subject.classification Refrigeração pt_BR
dc.subject.classification Fluidos pt_BR
dc.title Avaliação experimental da redução do fluxo de massa em tubos capilares pela deposição de óleo éster pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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