A aprendizagem profissional de gerentes-proprietários do setor de varejo de vestuário de Florianópolis

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A aprendizagem profissional de gerentes-proprietários do setor de varejo de vestuário de Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cunha, Cristiano Jose Castro de Almeida pt_BR
dc.contributor.author Lucena, Eduardo de Aquino pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T13:56:05Z
dc.date.available 2012-10-18T13:56:05Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179342 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80413
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O problema que motivou esta pesquisa foi o de que pouco se sabe sobre a aprendizagem de gestores varejistas brasileiros. Considerando isso, o objetivo central deste estudo foi compreender a aprendizagem profissional de gerentes-proprietários do setor de varejo de vestuário da cidade de Florianópolis. As seguintes perguntas de pesquisa sobre os participantes ao longo de suas carreiras profissionais guiaram esta investigação: a) Por que eles têm aprendido?; b) Como eles têm aprendido?; c) O que eles têm aprendido? Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre essas questões, um estudo qualitativo básico foi desenvolvido. Para isso, dez gerentes-proprietários de micro e pequenas empresas foram selecionados. O principal método utilizado para coletar dados foi uma entrevista semiestruturada, a qual foi conduzida com cada um dos dirigentes pesquisados. Todas entrevistas foram transcritas. A análise dos dados compreendeu a descrição e a interpretação de diferentes aspectos do fenômeno investigado. A partir dos dados obtidos, categorias emergiram. Esta pesquisa indica que os informantes estavam motivados a aprender devido à existência de demandas do trabalho, casualidades e recompensas no seu trabalho. No que se refere às demandas do trabalho, descobriu-se que os varejistas aprendiam para poder enfrentar a concorrência e superar situações de negócios adversas e que eles também aprendiam quando percebiam a necessidade de adquirir certos conhecimentos. Algumas casualidades influenciaram significativamente a evolução das carreiras dos informantes. Os entrevistados também aprendiam porque desejavam obter recompensas. Com relação à segunda pergunta de pesquisa, encontrou-se que os varejistas aprendiam por meio de relacionamentos sociais, atividades profissionais, veículos de mídia, treinamento e educação. As relações com determinados membros familiares, sócios e colegas profissionais marcaram a aprendizagem dos administradores. Interagindo com as pessoas mencionadas, os dirigentes obtinham informações e trocavam idéias. Executando suas atividades e refletindo sobre elas, os varejistas formavam opiniões com relação ao seu trabalho. Em eventos, como feiras de vestuário e desfiles de moda, adquiriam informações. Eles também aprendiam mediante veículos de mídia, como revistas e televisão, e programas educacionais diversos. No tocante ao conteúdo de aprendizagem, foi observado que os informantes aprendiam não somente sobre seus papéis profissionais, mas também acerca dos sistemas gerenciais de suas organizações. Eles obtinham algumas habilidades e conhecimentos específicos, como informações sobre os produtos com os quais trabalhavam, e desenvolviam habilidades mais gerais, como mudanças na forma de se relacionar com os outros e de supervisionar o trabalho. Esta pesquisa indica que os informantes assimilavam conhecimentos concernentes ao gerenciamento das dimensões estratégica, estrutural e tecnológica de suas organizações. Com relação aos varejistas do estudo, concluiu-se que: a) eles estavam motivados para aprender devido à existência de demandas do trabalho, casualidades e recompensas em suas atividades; b) eles aprendiam mediante relacionamentos sociais; c) a maior parcela da aprendizagem profissional deles derivava da prática e da reflexão sobre questões do trabalho; d) eles eram influenciados pela mídia e pelo contexto do trabalho; e) os conteúdos assimilados compreenderam o nível individual e o organizacional. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Vestuario - pt_BR
dc.subject.classification Industria pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Gerentes pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento gerencial pt_BR
dc.title A aprendizagem profissional de gerentes-proprietários do setor de varejo de vestuário de Florianópolis pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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