Satisfação do cliente em supermercados: a avaliação da qualidade dos serviços

DSpace Repository

A- A A+

Satisfação do cliente em supermercados: a avaliação da qualidade dos serviços

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Costa, Jane Iara Pereira da pt_BR
dc.contributor.author Miranda, Candida Leonor pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T13:22:21Z
dc.date.available 2012-10-18T13:22:21Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185991 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80367
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação trata do comportamento de consumidores em supermercado, avaliando aspectos da sua satisfação e da qualidade dos serviços prestados. Foi desenvolvida na cidade de Ponta Grossa, analisando a atividade supermercadista e o mix de serviços oferecidos a seus consumidores. O objetivo geral do estudo foi avaliar a percepção de consumidores de supermercados em relação à qualidade dos serviços oferecidos, utilizando-se um estudo de caráter descritivo, com o levantamento de dados primários por meio de questionários aplicados através de entrevistas pessoais a uma amostra de 400 consumidores. De modo geral, os resultados obtidos neste estudo demonstraram que o mix de serviços ofertados pelos supermercados é bastante similar, com uma baixa percepção deste pelos consumidores, que lembram mais fortemente dos serviços com os quais têm contato no início ou final do processo de compra. Para escolha do supermercado, preço, atendimento, perecíveis, localização e qualidade são aspectos fundamentais, independente das características do consumidor. Porém, foram percebidas diferenças perceptuais que levam a afirmar uma tendência de diferenciação nos serviços dos supermercados para adequação à diferentes segmentos de mercado. Os clientes, de modo geral, avaliam de forma mais positiva que negativa os serviços, porém não consideram que os supermercados já alcançaram excelência em serviços. Sua satisfação global é positiva, e esta exerce uma influência mais forte na intenção de compra que a qualidade do serviço. Conclui-se que os consumidores não escolhem o supermercado pela qualidade mais alta de seus serviços, mas sim, pela satisfação que estes serviços lhes proporcionam. pt_BR
dc.format.extent ii, 182 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Supermercados pt_BR
dc.subject.classification Satisfação do consumidor pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Qualidade dos serviços pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Satisfação do cliente em supermercados: a avaliação da qualidade dos serviços pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
185991.pdf 25.39Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar