dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Edla Maria Faust |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Sinval de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T12:27:15Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T12:27:15Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
178815 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80288 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho apresenta uma síntese que procura caracterizar a forma como tradicionalmente se ensina álgebra no ensino fundamental, bem como, as principais dificuldades encontradas pelos alunos no seu aprendizado, e logo após aponta-se uma perspectiva norteadora do trabalho, que caracteriza a álgebra como um processo de produção de significados de forma cooperativa no interior de uma atividade.Discute-se por um lado, as contribuições da psicologia cognitiva articulada com os computadores e o ensino de álgebra, bem como a apresentação de algumas experiências que caracterizam as potencialidades dessa tríade confluência (aprendizagem de álgebra - psicologia cognitiva - computadores).Por fim, apresenta-se o design de um ambiente computadorizado para aprendizagem de álgebra, voltado para o ensino fundamental, que procura levar em consideração o conjunto de orientações identificadas. Dentre elas uma concepção de álgebra que consubstancia o trabalho cooperativo com os artefatos das novas tecnologias |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 98 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Algebra |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Software - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.title |
Design de um ambiente computadorizado para introdução à aprendizagem de álgebra |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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