dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Godoi, Christiane Kleinubing |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T12:18:44Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T12:18:44Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
182142 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80276 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Garduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Trata-se de um estudo do construto motivacional no campo da psicologia e das ciências da educação. O trabalho parte da análise crítica das teorias motivacionais, principalmente no que se refere aos aspectos da dicotomia entre o carácter intrínseco e extrínseco da motivação. Os elementos associados à lógica da recompensa são analisados como impedidores da motivação. A teoria psicanalítica e o cognitivismo sustentam a hipóteses da constituição do fenômeno motivacional a partir das categorias pulsional e cognitiva. A categoria social irrompe na construção teórica como a finalidade última da motivação. Do desenvolvimento teórico resulta o quadro hipotético de categorias e fatores da motivação na aprendizagem que serve de parâmetro à pesquisa empírica. Os elementos metodológico-epistêmicos e metodológico-técnicos são discutidos à luz da visão qualitativa de investigação. Através da interpretação social dos discursos (nível de aproximação das abordagens da análise do discurso), tornou-se possível a reformulação do quadro hipotético de categorias e fatores da motivação na aprendizagem, bem como, a definição dos fatores com base na sua forma de atuação nos discursos |
pt_BR |
dc.format.extent |
IX,406f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Motivação na educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teoria do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cognição |
pt_BR |
dc.title |
Categorias da motivação na aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |