Abstract:
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O presente estudo do tipo descritivo exploratório tem como objetivo principal identificar o conhecimento e as atitudes de professores públicos municipais do ensino fundamental de Florianópolis/SC acerca do processo saúde/doença bucal. Em função da pesquisa documental e dos contatos prévios realizados na Secretaria Municipal de Educação definimos como universo da pesquisa os professores municipais da 3ª a 8ª séries, lotados e em atividade na rede municipal de ensino, exceto aqueles que atualmente exercem funções administrativas ou de direção, totalizando assim uma população-alvo de 112 professores. A coleta de dados foi realizada através de questionário com perguntas abertas e fechadas, distribuídos em 22 escolas municipais localizadas nos bairros do município. Outra técnica de coleta de dados utilizada foi o da observação não participativa das condições físicas, ambientais e dos recursos humanos das escolas pesquisadas. Encerrada a pesquisa de campo, partimos para a discussão e os resultados deste estudo tendo como referência os 52 questionários respondidos (46,43%), que configuraram-se enquanto amostra do universo da pesquisa. Alcançar os objetivos desta pesquisa tem por finalidade averiguar as possibilidades concretas e reais de realizar-se a educação em saúde bucal nas escolas na perspectiva da transversalidade curricular proposta pelo Ministério da Educação do governo brasileiro. Os resultados deste estudo apontam a necessidade da capacitação prévia dos professores pesquisados em relação ao conhecimento específico de saúde bucal para que venham futuramente tornar-se agentes promotores e multiplicadores deste conhecimento |